No primeiro sábado de novembro, o Fluvial estreia uma competição num escalão que domina a nível nacional: o de maiores de 25 anos.
É já a 2 de novembro, a partir das 15h30, que se disputa a primeira edição do Trófeu Masters Clube Fluvial Portuense, um evento dirigido a nadadores nascidos entre 1935 e 1999.
Os muitos participantes esperados serão divididos por sexo e por 13 faixas etárias, sendo o primeiro o dos 25 aos 29 anos e o último o dos 85 aos 89. Todos vão competir na piscina de 25 metros, divididos por 22 provas de sessão única.
Pelas 10 pistas passarão os diferentes estilos – livres, costas, bruços e mariposa –, nas distâncias de 50, 200 e 400 metros e ainda de quatro vezes 100 metros (estafetas mistas).
O encontro servirá para avaliar os atletas e prepará-los para as competições nacionais de inverno, agendadas para dezembro e janeiro.
Recordamos que o Real Clube Fluvial Portuense é uma potência em Portugal nesta categoria da natação, tendo em 2023 vencido pela sétima vez consecutiva o Campeonato Nacional Master de Inverno. Neste escalão, o clube apresenta mais de uma centena de nadadores, com idades até aos 80 anos e trajetórias variadas: há quem tenha sido federado na juventude, mas também quem só tenha aprendido a nadar na vida adulta.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Andreia Merca (1, 3) e CFP (2)