O emblema do Porto sagrou-se heptacampeão de natação master no passado fim de semana.
Continua a história dourada do Clube Fluvial Portuense no Campeonato Nacional Master de Inverno. Pelo sétimo ano consecutivo, os seus nadadores venceram nas três categorias: femininos, masculinos e absolutos.
Na prova decorrida a 27 e 28 de janeiro, nas Piscinas Municipais das Caldas da Rainha, os fluvialistas conquistaram impressionantes 196 lugares de pódio (79 ouros, 66 pratas e 51 bronzes), em que se incluem nove recordes nacionais.
A qualidade do desempenho dos atletas liderados pelo treinador-nadador Nuno Lobo está patente para lá das medalhas, com 171 melhores marcas pessoais registadas.
Também em quantidade o Fluvial se destacou, ao ser o coletivo mais representado na competição, com 100 participantes.
A categoria masters dirige-se a maiores de 25 anos e tem o objetivo de manter em atividade antigos federados ou meros amantes da natação. O vasto alcance e a heterogeneidade deste segmento entendem-se bem no grupo do Fluvial: formado por mais de uma centena de nadadores com idades até aos 80 anos, inclui gente que foi atleta de competição na juventude e quem só tenha aprendido a nadar na vida adulta.
Uma última nota para outra equipa da cidade, o Futebol Clube do Porto, que ficou na segunda posição nas três categorias do evento.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Federação Portuguesa de Natação