02/01/2025

As Festas, com maiúscula, terminam no Porto neste sábado, mas continua a haver muitas razões para celebrar a cidade. No primeiro fim de semana do ano sugerimos música e dança tradicionais, um tesouro cinematográfico, uma visita guiada a três exposições, um circuito para compensar os excessos da quadra e uma festa que comemora mais de 5 000 eventos. 

 

 

Despedir-se do Natal já em janeiro 

 

As cinco semanas de programação festiva no município terminam, como é habitual, a Cantar as Janeiras. A partir das 15h30 do próximo sábado, nove grupos folclóricos da cidade vão percorrer a Baixa, rumo aos Aliados. Cada conjunto partirá à mesma hora de um ponto diferente e seguirão depois por percursos distintos até à Praça do General Humberto Delgado, onde atuarão por volta das 17h00 junto à Árvore de Natal. Pelo caminho vão fazer pequenas paragens para que moradores e visitantes possam apreciar as canções, as coreografias e a indumentária tradicionais. 

 

 

Celebrar um ano de Agenda Porto em festa no Rivoli

 

O grande destaque do fim de semana é o primeiro aniversário da agenda da cidade. Depois de divulgar mais de 5 000 eventos nos últimos 12 meses, este projeto municipal oferece no sábado uma iniciativa cultural em vários espaços do Rivoli. A partir das 15h00 haverá espetáculos para crianças e famílias, um DJ set de David Bruno e outro de Matilde Castro e ainda um concerto de Nunca Mates o Mandarim, tudo sob o mote “Porto, sei o que fizeste no ano passado”. O acesso é gratuito, mas com lotação limitada: os bilhetes podem ser levantados a partir das 11h00 de 3 de janeiro nas bilheteiras física e online do Rivoli. 

 

 

(Re)descobrir um crime não intencionado na tela  

 

Às 21h15 desta sexta-feira, o Batalha Centro de Cinema exibe “Batalha no céu”, aclamado filme do mexicano Carlos Reygadas. A projeção integra mais uma edição do “Tesouros do Arquivo”, programa que apresenta obras restauradas recentemente por importantes laboratórios, arquivos e cinematecas. Até 12 de janeiro, a rúbrica olha as diferentes abordagens ao crime e histórias de criminosos no cinema, destacando a complexidade moral das personagens e as realidades que as moldam. O bilhete custa cinco euros, mas há várias modalidades com desconto. 

 


Explorar três exposições (e espaços) da Galeria Municipal 

 

Como acontece no primeiro sábado de cada mês, a 4 de janeiro a Galeria Municipal do Porto oferece uma visita guiada às exposições patentes nos seus espaços. Jonathan Uliel Saldanha apresenta um ambiente imersivo controlado por inteligência artificial e definido por luz, som e esculturas. A brasileira Vivian Caccuri, pela primeira vez em nome individual no nosso país, exibe obras que mostram o som e a música como elemento central à vida. E a portuense Rita Caldo reúne um conjunto de peças que “habitam um microcosmo labiríntico, estranho e mágico”. Há uma sessão da visita em português, às 15h00, e outra em inglês, às 16h00. 



Compensar o tempo à mesa com exercício ao ar livre 

 

Arrumados, por fim, os doces, é altura de recuperar rotinas e compensar eventuais excessos. A qualquer hora do fim de semana podem experimentar (ou voltar) a alguns dos mais de 100 equipamentos de fitness espalhados por 18 pontos do município do Porto. O acesso é livre e há opções em todas as freguesias: Castelo do Queijo, Jardim do Calém, Parque da Pasteleira, Jardins do Palácio de Cristal, Jardim de Machado de Assis, Praça dos Álamos, Jardim de Sarah Afonso, Jardim de Ezequiel Campos, Jardim de Paulo Vallada, Jardim do Conhecimento, Jardim de Arca D’água, Parque Infantil da Areosa, Jardim de Belém, Parque de São Roque, Praça da Corujeira, Avenida da Cidade de Xangai, Parque Infantil de Cervantes ou Parque do Covelo.  

 

Texto: Francisco Ferreira
Fotos: DR

Ver também
Notícias