18/12/2024

Mais de 5000 eventos depois, a Agenda Porto celebra um ano de existência com uma iniciativa cultural aberta à cidade, que vai decorrer no sábado, 4 de janeiro, no Teatro Rivoli. Nunca Mates o Mandarim, DAVID b2b BANDEIRAS, Matilde Castro e O Som do Algodão juntam-se à festa para oferecer uma programação para todas as idades.

 

Porto, sei o que fizeste no ano passado é o mote que celebra o primeiro aniversário da agenda da cidade, lançada pelo município do Porto, através da Ágora - Cultura e Desporto.

 

Concertos, teatro, dança, desporto, exposições, cinema… o que aconteceu na cidade em 2024 passou pela Agenda Porto, um projeto editorial que se faz com o envolvimento e a colaboração dos parceiros e promotores ativos no tecido cultural e desportivo.

 

Em formato impresso e digital, e ainda disponível numa aplicação para dispositivos móveis, a Agenda Porto disponibiliza conteúdos editoriais mensais, como reportagens, entrevistas e rubricas, procurando dar a conhecer artistas, atletas, projetos e lugares.

 

A festa de aniversário no Rivoli arranca, no Pequeno Auditório, com dois espetáculos do coletivo O Som do Algodão para bebés e famílias; às 15h00, há “7 Vidas”, uma aventura em contagem decrescente ao ritmo do jazz para crianças a partir dos três anos.

 

Depois, a partir das 17h30, é apresentado o “OVO”, uma história musicada e desenhada para a primeira infância. Trata-se de uma experiência sensorial, performativa e sonora, onde a rima e o ritmo despertam os participantes, num jogo que pede a interação de todos na descoberta deste “ovo” que se transforma.

 

 

A partir das 19h30, o TMP Café recebe DAVID b2b BANDEIRAS DJ set. O lendário cantautor David Bruno junta forças ao ícone do romance António Bandeiras para levar a este espaço do Rivoli duas horas de sentimentos intensos e movimentos gentis.

 

Às 21h30, o palco do Grande Auditório será de Nunca Mates o Mandarim, o projeto nascido pela mão de três músicos portuenses: João Cabral Campello, João Amorim e Manuel Dinis. Desde Eça ao Pimba, “esta ficha tripla de indie-pop-rock almeja, um dia, cruzar-se com uma letra sua grafitada numa parede da baixa do Porto”.

 

 

A encerrar a festa, a partir das 23h00, no TMP Café, estará Matilde Castro, integrante da produtora PYRATS, que promete um DJ set com uma multiplicidade de géneros musicais, do hip hop ao jersey club, house, vogue beats, entre outras influências.

 

 

A programação é de entrada livre, sujeita à lotação dos espaços. Os bilhetes para os espetáculos podem ser levantados a 3 de janeiro, a partir das 11h00, na Bilheteira do Teatro Rivoli, ou através da Bilheteira Online.

 

Texto: Gina Macedo

Ver também
Notícias