04/10/2023

Para muitos, hoje é sexta-feira. E, por isso, a mensagem inicial é já para quem aproveita um fim de semana prolongado, aproveitem o sol e o calor fora de horas para dias fora de casa e planos fora da caixa. E estamos falados. 

 

Para outros, hoje ainda é quarta-feira. Mas com uma ligeira nuance aantes que o fim de semana chegue, já que nesta quinta-feira é feriado e todos teremos o merecido descanso que essas horas permitem. 

 

De uma forma ou de outra, tenhamos quatro dias seguidos de descanso ou jornadas intervaladas de trabalho, há sempre propostas para os próximos dias: passeios ao ar livre com o Académico e desporto dentro dos pavilhões municipais, o regresso das marionetas a todo o lado, um ciclo dedicado a um clássico do cinema no Batalha e um “batalhão” de skates no Queimódromo, que acolhe, pela primeira vez, uma etapa da Liga Pro Skate.  

 

 

Um passeio que junta diferentes formas de transporte… 

 

… e que marca o arranque do nosso fim de semana prolongado. Na manhã deste dia feriado de 5 de outubro, o Académico Futebol Clube volta a incluir um passeio pelas freguesias de Paranhos e Bonfim. Entre as 10h30 e as 12h30, irá decorrer o seu sexto Passeio do Porto “Rita Salgado”, um percurso de 12 quilómetros com partida e chegada na sua sede, o Palacete do Lima. A iniciativa faz parte do programa de comemorações do 112.º aniversário do emblema portuense e pretende também homenagear a memória de Rita Salgado, figura impulsionadora de umas das 10 modalidades desenvolvidas pelo clube, a patinagem de velocidade. Todos os maiores de seis anos estão convidados a juntar-se ao passeio em meios de transporte amigos do ambiente, sejam patins, skates, bicicletas ou trotinetes sem motor.  

 

 

Queimódromo revela os ases dos ares em skate… 

 

… ao acolher, nestes dias, a última etapa da Liga Pro Skate. O local irá ser a capital dos praticantes e amantes do desporto e da “filosofia skate”. Será montado no recinto uma estrutura de rampas de madeira que reúne obstáculos com escada, rampas e ferros, uma zona de quarters no topo e pirâmides no centro  um conjunto que promete proporcionar múltiplas possibilidades aos cerca de 200 skaters que o vão experimentar. A maioria dos presentes serão portugueses, mas a participação também está aberta a estrangeiros inscritos noutras federações que integrem a World Skate, organismo que dirige o skateboarding a nível internacional (e é reconhecido pelo Comité Olímpico). Para o público o espaço é livre.  

 

 

Outubro rima com folhas caídas a marionetas no palco… 

 

… com a realização de mais uma edição do FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto. Esta nova etapa acontece “sob um novo ciclo”, de 6 a 15 de outubro, em vários palcos da cidade que voltam a acolher um conjunto de espetáculos que juntam humanos e formas animadas em palco. Há 17 performances de companhias nacionais e internacionais, um concerto, uma curta-metragem e duas exposições, entre muitas outras atividades. São dez dias em 12 espaços da cidade do Porto, com propostas que oscilam entre as mais minimalistas e os espetáculos que extravasam a habitual caixa negra do palco. Começa nesta quinta-feira o e todo o programa pode ser encontrado em www.fimp.pt.  

 

 

Lorenza Mazetti é nome maior no Batalha… 

 

… durante este fim de semana prolongado. De 5 e 8 de outubro, espaço dedica uma retrospetiva à obra da realizadora, marcado por uma produção artística singular, muitas vezes pioneira, e por uma história de vida particular. A sessão de abertura do programa acontece nesta quinta-feira, às 17h15, e será composta por “Together with Lorenza Mazzetti” uma entrevista realizada um pouco antes da morte de Mazzetti, e que nos revela um retrato intimista da cineasta. É apresentada por Brighid Lowe e Henry K. Miller, a cineasta e o historiador que contribuiu para o documentário. Todo o ciclo decorre de 5 a 8 de outubro e pode ser consultado aqui.  

 

 

Dias com energia em sítios mais agasalhados… 

 

… mas com o vigor de todo o ano. O programa Dias com Energia passa a partir desta semana para o seu formato de inverno. Mantêm-se as modalidades de pilates, ioga e tai chi, mas as aulas serão transferidas para três pavilhões municipais. Será assim até ao final de abril de 2024. Em todas as manhãs de sábado, podem escolher o horário e o local mais convenientes e juntar-se gratuitamente às sessões. As atividades que decorriam nos Jardins do Palácio de Cristal passam agora para o Pavilhão Fontes Pereira de Melo: pilates às 09h00, ioga às 10h00 e tai chi às 11h00. A programação do Parque da Pasteleira desloca-se para o Pavilhão do Viso, com uma ligeira alteração num horário: o tai chi passa a ser meia hora antes, às 09h00, enquanto o ioga continua às 11h00. E, por fim, o plano do Parque Oriental da Cidade do Porto transita para o Pavilhão do Lagarteiro, com início também um pouco mais cedo: a aula de ioga é às 09h00, antes de pilates às 11h00.  

 

Edição: José Reis

Ver também
Notícias