No primeiro fim de semana de outubro, o espaço municipal recebe a última etapa do circuito, que serve também de apuramento para a fase final do campeonato nacional.
Estão de volta ao Porto os kickturns, os ollies e os nollies, os grinds 50-50 ou de nose, os hardflips e os 360. Manobras de grande espetacularidade para apreciar entre 6 e 8 de outubro, na quarta e última etapa da Liga Pro Skate, competição da modalidade olímpica de skateboarding na variante street.
Depois de nas duas edições anteriores ter arrancado no Skate Park do Parque Desportivo de Ramalde, a prova encerra este ano no Queimódromo, local habituado a receber eventos de grande envergadura, como a Queima das Fitas ou o Primavera Sound.
Será montado no recinto uma estrutura de rampas de madeira que reúne obstáculos com escada, rampas e ferros, uma zona de quarters no topo e pirâmides no centro – um conjunto que promete proporcionar múltiplas possibilidades aos cerca de 200 skaters que o vão experimentar.
A maioria dos presentes serão portugueses, mas a participação também está aberta a estrangeiros inscritos noutras federações que integrem a World Skate, organismo que dirige o skateboarding a nível internacional (e é reconhecido pelo Comité Olímpico).
Depois de arrancar em Portimão e passar por Cascais e Almada, o calendário da liga termina agora a norte. Em ação vão estar atletas dos sub-11 aos masters (maiores de 30), incluindo praticantes de skate adaptado.
A etapa portuense definirá as vencedoras e os vencedores dos diferentes escalões, mas irá também apurar os oito melhores atletas de cada uma das categorias principais (Open Feminino e Open Masculino) para a derradeira fase do campeonato nacional, que incluirá umas meias-finais e uma finalíssima.
Nesta liga são ainda selecionados os nomes que integram a seleção portuguesa nas provas de qualificação para os jogos olímpicos de Paris 2024.
Espaço para amadores entre os federados
Em paralelo à jornada da Liga Pro Skate, decorrerá no mesmo cenário uma etapa do Circuito Amador Nacional, que vai determinar os campeões portugueses em diferentes categorias: Escolar, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub- 19 Masculinos; Sub-11, Sub-13, sub-15 e Sub-17 Femininos e ainda Master.
Este ano, o evento estreou também uma classificação de skate adaptado, sob a máxima "igualdade de oportunidades e skate para todos”, de onde sairá o novo Campeão Nacional de Para Skate.
Os resultados das diferentes secções, bem como outras informações relativas à etapa, podem ser consultadas na página da Liga Pro Skate.
Recordem em seguida alguns momentos da edição de 2022.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: CMP/Ágora