Abrandar, respirar, observar, despertar os sentidos, descontrair e recarregar energias, são palavras-chave para o primeiro fim de semana de outubro.
No sábado, celebra-se a Implantação da República, foi 5 de outubro de 1910. O feriado fez uma “rasteira” e não ofereceu (pelo menos à grande maioria) um dia de descanso extra.
Aqui ficam cinco sugestões, para “fintar” o feriado e fazer este fim de semana valer por dois.
Cultura em Expansão: Polichinelo, máscaras e democracia
Esta quinta-feira, 3 de outubro, arranca o novo programa do Cultura em Expansão, com o espetáculo “Uma vez Polichinelo”, de Nuno Pino Custódio. A apresentação está marcada para as 21h30, no auditório do Grupo Musical de Miragaia. Paralelamente, vai realizar-se a oficina: “Construção de Máscara em Papier Maché”, entre sexta-feira e domingo.
No fim de semana, “A Democracia é um Ensaio! [Utopias à escuta], volta ao palco, para duas apresentações no Pavilhão da Escola da Areosa.
O acesso aos espetáculos é gratuito, mediante levantamento de bilhete.
Escuta Ativa com Viviane Caccuri
A artista brasileira é a convidada deste mês da Fonoteca Municipal do Porto. Na primeira sessão de outubro de Escuta Ativa, Viviane Caccuri propõe a audição de “Krishnanda”, um álbum de Pedro Santos. Lançado originalmente em 1968, foi no século XXI que este álbum se tornou um clássico da música brasileira.
A sessão está marcada para as 11h00, a entrada é livre.
Este fim de semana é do longboard
Os melhores surfistas nacionais vão estar no norte do país, para a terceira etapa do circuito nacional de longboard, competição que faz parte da 10.ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series.
O Tudor Longboard Classic by Marcolino está dividido pelos escalões open, feminino e sub-18. Dois dias de muita animação, em que está em causa a luta pelo título.
Uma sessão para famílias, no Batalha Centro de Cinema
“O Rei e o Pássaro”, de Paul Grimault, é o filme escolhido para esta sessão. Considerado um clássico do cinema de animação francês, baseado num conto de Hans Christian Andersen, narra a história de um rei egocêntrico, que vive obcecado com a sua imagem. Poderá um pássaro confrontá-lo e criar espaço para a liberdade?
A sessão está marcada para sábado, às 15h15.
Os Dias com Energia no conforto dos pavilhões
Com a chegada do outono, as aulas gratuitas de pilates, ioga e tai chi deixam os parques e a partir deste sábado regressam ao espaço interior.
No Pavilhão Fontes Pereira de Melo: 09h00 pilates; 10h00 ioga; 11h00 tai chi. No Pavilhão do Viso: há tai chi às 09h30 e ioga às 11h00. No Pavilhão do Lagarteiro:às 09h30 ioga e às 11h00 pilates. No Pavilhão Pêro Vaz de Caminha: pilates às 09h00 e ioga às 10h00.
A participação requer inscrição, até às 17h00 de cada sexta-feira, através do e-mail desporto@agoraporto.pt .
Texto: Rute Fonseca