30/09/2024

Nesta quinta-feira, 3 de outubro, o Cultura em Expansão arranca com mais um mês de programação, com a apresentação do espetáculo “Uma vez Polichinelo”, de Nuno Pino Custódio, no auditório do Grupo Musical de Miragaia, às 21h30. Já no fim de semana, a nova criação do Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim, “A Democracia é um Ensaio! [Utopias à escuta], volta ao palco, para duas apresentações no Pavilhão da Escola da Areosa, nos dias 5 e 6 de outubro, às 21h30 e às 17h, respetivamente.

 

 

 “Uma vez Polichinelo” é um espetáculo sincrético, que reúne elementos do ofício de um mascareiro no seu atelier, de uma palestra onde se divulgam as origens e a história da personagem Polichinelo, de um ensaio, onde este construtor-ator prepara objetos e lança ideias para as improvisações e, ainda, de um espetáculo, quando a dimensão ficcional toma as rédeas da comunicação e o teatro acontece. Nuno Pino Custódio propõe ao público uma descoberta conjunta desta personagem que o escolheu no tempo em que aprendeu os rudimentos do trabalho de ator com máscara e nunca teve a oportunidade de conhecer de facto até aqui.

 

 

Paralelamente a este espetáculo, Nuno Pino Custódio irá ainda conduzir três oficinas: “Construção de Máscara em Papier Maché, entre os dias 4 de outubro (das 19h00 às 22h30) e os dias 5 e 6 de outubro (das 10h00 às 19h00), “Construção de Máscara em Couro, entre os dias 7 e 10 de outubro, das 19h00 às 23h00, e “Actor-Criador: em torno de “Uma vez Polichinelo”, entre os dias 11 de outubro (das 19h00 às 23h00) e os dias 12 e 13 de outubro (14h00 às 20h00). Destinadas a maiores de 16 anos, a participação nestas oficinas é gratuita e pressupõe pré-inscrição. Mais informações sobre o local e as oficinas, podem ser obtidas através do e-mail online@confederacao.pt.

 

 

Já depois da estreia em maio, o Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim, um espaço de criação artística promovido pela associação cultural Mexe, volta a apresentar, em data dupla, o seu espetáculo “A Democracia é um Ensaio! [Utopias à escuta]”. Nesta criação, que partiu de dois conceitos – democracia e liberdade –, o grupo explora, através do teatro e também do movimento um lugar comum onde há espaço para falar, dançar, rir e comunicar: “um espaço onde há vontades, escuta, diálogo e muitas diferenças, felizmente.” “A Democracia é um Ensaio!” é a sua segunda criação, sucedendo à peça Como se nada fosse, estreada em 2023 no âmbito da décima edição do Cultura em Expansão.

 

 

O acesso aos espetáculos do Cultura em Expansão é gratuito, mediante levantamento de bilhete no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início.

Mais informações em www.culturaemexpansao.pt.

 

Ver também
Notícias