Um contrarrelógio com partida junto ao Parque Oriental será decisivo para determinar o vencedor da 83.ª edição da prova-rainha do ciclismo nacional.
Depois de 11 dias na estrada e mais de 1 500 quilómetros percorridos, a Volta a Portugal chega esta segunda-feira ao Porto. E, tal como aconteceu em 2019, o percurso na cidade poderá ser decisivo para a atribuição da camisola amarela.
Desta vez, em vez da Baixa, será a zona oriental o palco da ação. Nesta décima e última etapa da competição, os ciclistas vão partir individualmente da Avenida de Francisco Xavier Esteves, cruzar o Douro pela Ponte do Infante e rumar depois à meta, instalada na marginal de Vila Nova de Gaia.
Na página da competição podem consultar todos os detalhes dos 18,6 quilómetros deste contrarrelógio final, um percurso com alguma complexidade técnica para os ciclistas, que vão partir um a um, de minuto a minuto, pela ordem inversa à classificação.
O primeiro atleta vai arrancar às 15h06, o top-10 a partir das 16h42 e o último a correr será o camisola amarela, às 17h00.
Sete segundos a separar colegas no topo da tabela
À entrada para a última etapa, o português Frederico Figueiredo e o uruguaio Mauricio Moreira, ambos a pedalar pela Glassdrive/Q8/Anicolor, estão separados por apenas sete segundos na classificação, pelo que se antevê uma luta frenética na última etapa.
Se a vitória coletiva já não deve fugir à equipa de ambos, depois de este domingo dominar a mítica etapa da Senhora da Graça, individualmente Moreira é apontado como o favorito. Apesar de partir em segundo lugar, o atleta é especialista em contrarrelógios e vai querer confirmar essas credenciais.
Ao longo de todo o percurso não faltará, seguramente, apoio fervoroso aos ciclistas, já que a ligação da cidade do Porto a esta competição é íntima e histórica: três clubes locais somam 41"voltas" conquistadas.
Seja na berma da estrada ou em frente ao televisor (a etapa será transmitida em direto na RTP), preparem-se para cumprir o ritual de verão na tarde do feriado: assistir ao emocionante final da Volta.
Neste documento encontram todos os constrangimentos de trânsito e estacionamento previstos.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Agnelo Quelhas | Fernando Correia | Podium Events