A 20.ª edição do evento juntou neste domingo uma multidão composta por mais de 80 nacionalidades.
Vinte anos depois, a Maratona do Porto não para de crescer. Na manhã de 3 de novembro voltou a quebrar o seu recorde de afluência, com cerca de 12 mil participantes divididos por três distâncias. Na prova principal, a dos 42,125 quilómetros, Abel Chelangat foi o primeiro homem a cortar a meta (com o tempo de 2h10m01s) e Naom Jebet a mais rápida entre as mulheres (com 2h30m00s).
O pódio masculino foi completado por dois atletas quenianos, Gideon Kiprop Rotich (2h11m01s) e Patrick Ketter Kiplagat (2h11m07s), enquanto o feminino teve no segundo lugar Peniah Jerop (2h40m08s), também do Quénia, e em terceiro Malin Starfelt (2h42m00s), da Suécia.
Entre os corredores portugueses os melhores foram Nuno Lopes (2h20m29s), do Grupo Desportivo 3 Santos Populares, e Laura Grilo (2h54m08s), do Clube Praças da Armada, que com estes resultados se consagraram como vencedores do Campeonato de Portugal de Maratona 2024.
O tiro de partida para esta vigésima maratona foi dado pela antiga atleta olímpica Fernanda Ribeiro, madrinha da prova, e Ricardo Moreira, diretor de Desporto da empresa municipal Ágora.
A elite do atletismo nacional esteve também representada na APO Corrida dos Ossos Saudáveis, prova de 10 quilómetros disputada em paralelo. O atleta do Sporting Clube de Portugal Nuno Pereira foi o mais rápido do lado masculino, ao terminar o percurso em 31m01s, seguido de Ricardo Pereira, do Estrelas Vermelhas-Peraltafil, com o tempo de 31m20s, e de Rui Pedro Silva, do Clube Desportivo de São Salvador do Campo, com 31m27s.
Na categoria feminina, as medalhas foram para Rafaela Fonseca, do Recreio Desportivo de Águeda (35m51s), Dulce Félix, do Sport Lisboa e Benfica (36m44s), e Maria Carvalho, da Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (37m28s).
Durante a manhã realizou-se ainda a Fun Race, trajeto de seis quilómetros que juntou gente de diferentes idades a correr ou a caminhar num espírito de convívio e descontração, sem fins competitivos.
Dos mais de 12 mil inscritos no somatório das três distâncias, 42% eram estrangeiros, o que se traduz na presença de 83 nacionalidades.
Organizada pela Runporto, a 20.ª edição do evento voltou a contar com a colaboração das autarquias de Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Na cerimónia de entrega de prémios, a Câmara do Porto esteve representada por César Navio, administrador executivo da Ágora.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Guilherme Costa Oliveira e Andreia Merca