A prova portuguesa pontuável para o Mundial de Ralis volta a ter passagem pela cidade do Porto, a 22 de maio, desta vez sem a presença de público. Num formato mais concentrado, a Super Especial foi desenhada em redor do Forte de São João Baptista, onde a partir desta segunda-feira, dia 10, começam as montagens da classificativa que terá transmissão em direto pela RTP.
Organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, a prova portuguesa será a quarta etapa pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), disputando-se entre os dias 20 a 23 de maio, nas regiões centro e norte do país, com um figurino muito semelhante ao que estava planeado para 2020, antes do seu cancelamento devido à pandemia.
A grande novidade no percurso é mesmo a deslocação da tradicional Super Especial para a zona da Foz do Douro, depois de duas edições na Baixa da cidade do Porto, em 2016 e 2018.
Mantendo a espetacularidade de uma classificativa citadina, o traçado é agora bastante mais compacto, perfazendo pouco mais de 1 km entre a partida e chegada, localizada na Avenida de Dom Carlos I, junto ao acesso à praia do Ourigo. Cada concorrente realizará três voltas ao traçado, onde se incluem duas zonas de piões, duas chicanes e um salto, perfazendo um total de 3,3 km cronometrados.
A escolha deste local foi feita ainda no final do ano passado, pressupondo já um eventual cenário em que não seria possível a presença de público no evento, em face do atual contexto pandémico.
A Direção Geral de Saúde divulgou, entretanto, um parecer técnico em que admite a presença limitada e variável de público em alguns locais da prova, sendo que no caso da Porto Special Stage a ocupação não poderia exceder os 30 por cento da capacidade das bancadas que ali viessem a ser instaladas.
Em face desta circunstância, e depois de analisados todos os custos associados, concluiu-se que a operação era excessivamente onerosa para o município, possibilitando um número muito reduzido de público, além de que a adjudicação dos vários serviços seria praticamente impossível de concretizar em face dos prazos disponíveis.
Nesse contexto, o Município do Porto e o ACP tomaram a decisão conjunta de que a Porto Special Stage se realizaria sem bancadas e, consequentemente, sem a presença de público, uma vez que as zonas de peão estavam já interditas.
Preparação da Super Especial Stage já arrancou
Uma prova desta envergadura envolve uma logística considerável. As montagens já arrancaram no início desta semana e, com as desmontagens somadas, as movimentações na envolvente da prova estendem-se até dia 27 de maio.
Durante este período, há interdição de estacionamento na envolvente do local da prova e desvios pontuais de trânsito. Os condicionamentos estão a ser diariamente geridos pelas autoridades presentes no local, de acordo com as necessidades e salvaguardando as condições de segurança.
Na próxima terça-feira, dia 18, a partir das 18 horas, os pilotos farão um reconhecimento à pista, tomando o pulso ao asfalto e à calçada granítica em viaturas normais, a velocidade limitada. Este momento não assumirá, por essa razão, a condição de treino nem terá qualquer caráter de espetacularidade.
Neste dia, será cortado o trânsito de ligação à zona onde se realiza a prova, ou seja, na envolvente do Forte de S. João Batista. Será colocada sinalização de “Percurso Recomendado” para auxílio dos condutores que pretendam efetuar o percurso de ligação entre a marginal atlântica (praias da Foz) e a marginal ribeirinha da Cantareira.
O acesso a moradores e a cargas e descargas será sempre garantido, bem como o acesso a veículos de emergência.
Por outro lado, o acesso às praias do Carneiro, Ourigo e Ingleses fica interdito no dia do reconhecimento da pista, próxima terça-feira, e no dia da prova, a 22 de maio.
Condicionamentos no dia da prova
No sábado da classificativa, o condicionamento será mais alargado. Para além do corte de trânsito em todas as artérias de ligação à zona da prova, ou seja, na envolvente ao Forte de S. João Baptista, será interdita a circulação de veículos nas Avenidas de Montevideu e do Brasil.
A partir das 12 horas, o trânsito será mesmo proibido em ambos sentidos, do Castelo do Queijo até ao Jardim do Calém (Fluvial). Em alternativa, todo o trânsito de atravessamento da zona marginal e ribeirinha será desviado para o “Percurso Recomendado”.
No entanto, a Câmara do Porto vai possibilitar o acesso de residentes e comerciantes a este perímetro, bem como de cargas e descargas, com a ressalva de que, será realizado mediante controlo policial, em respeito pelas indicações que as autoridades determinarem no local.
Nenhum estabelecimento comercial ou alojamento hoteleiro será, por isso, impossibilitado de receber clientes, desde que siga a sinalética vertical com informação referente aos percursos pedonais alternativos, que vai ser instalada.
No entanto, entre as 18,30 e as 22,30 horas do dia 22, período durante o qual se vai disputar a prova, o movimento de carros no interior da zona condicionada é fortemente desaconselhado.
Para o esclarecimento de dúvidas da população e comerciantes locais, a Câmara do Porto disponibiliza a Linha Porto. 220 100 220, com a opção 5 dedicada ao Rali. A linha está ativa nos dias úteis e no sábado da prova, entre as 9 e as 19 horas.
Está ainda disponível uma linha complementar, assegurada pela Polícia Municipal, através do número móvel 939 012 402. Esta linha garante o atendimento de segunda a sexta-feira, entre as 7,30 e as 20,30 horas, e aos fins de semana das 9 às 18 horas.
Programa – Super Special Stage
Sábado, 22 de maio
16,30 | 17,45 horas - Clássicos Desportivos - Eliminatórias
18 horas - Clássicos Desportivos - Finais
18,03 horas - Clássicos Desportivos - Cerimónia de Pódio
19,03 horas - WRC
22 horas - Final (previsão)
A Super Especial da Foz do Douro terá transmissão televisiva em direto pela RTP, podendo ser seguida em mais de 160 países.