É no último domingo do ano que as ruas da cidade do Porto recebem a já tradicional Corrida de São Silvestre. Este ano, a carismática prova organizada pela RunPorto reúne 16 mil atletas, de 51 países e de quatro continentes.
Nesta 30ª edição, o percurso volta a atravessar o icónico Túnel de Ceuta.
Para Catarina Araújo, esta é uma prova especial. “Ao longo de três décadas, esta corrida consolidou-se como um dos símbolos do desporto da nossa cidade, mas também um exemplo de como o desporto pode unir, inspirar e transformar. É uma festa, é um símbolo do desporto e do que o desporto pode ser”.
A vereadora do Desporto e Juventude da Câmara do Porto sublinhou ainda o facto de esta 30ª edição ter, pela primeira vez, no conjunto da corrida e da caminhada, mais mulheres do que homens inscritos. “É uma notícia muito feliz, ter cada vez mais mulheres a praticarem desporto. O município do Porto tem como aposta estratégica uma aposta no desporto feminino e este só pode ser um motivo de orgulho para todos”.
Disse ainda que esta é “uma prova que corporiza valores essenciais, como trabalho em equipa, união, interajuda e solidariedade. Este ano, todos podemos contribuir com bens alimentares, que depois serão entregues à Legião da Boa Vontade”.
Na conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano marcaram ainda presença o administrador da Ágora, César Navio, a vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Sara Moreira e o vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Paulo Tomás Santos.
A 30ª Lidl S. Silvestre Cidade do Porto inclui uma prova de 10 km e uma caminhada de 5 km. A partida está marcada para o dia 29 de dezembro, às 18h00, na Avenida dos Aliados.
Texto: Rute Fonseca
Fotos: Rui Meireles