23/05/2024

As Festas de São João 2024 voltam a convocar toda a cidade para a rua, com grande destaque para a noite de 23 de junho.

 

Mais uma vez, todos os caminhos vão dar aos três palcos preparados para esta noite, com várias propostas musicais a responderem ao gosto dessa diversidade que é, hoje, a cidade do Porto. Assim, a partir das 22h00, as atenções focam-se no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria), nos Jardins do Palácio de Cristal e na Casa da Música.

 

Os palcos podem ser divididos por estilos, com um a dedicar-se aos temas mais populares, outro à música mais pop e o terceiro a uma toada mais alternativa.

 

Assim, o Largo do Amor de Perdição acolhe os concertos de Fernando Correia Marques (22h00) e de Augusto Canário (depois da meia-noite), que apresentam os temas mais recentes para todos dançarem pela noite dentro.

 

 

Já os Jardins do Palácio de Cristal apresentam o espetáculo de Ana Moura (22h00), que promete revisitar o mais recente trabalho de originais – e, quem sabe, contar com convidados surpresa. Logo depois, é a vez da Orquestra Bamba Social animar o resto da noite com os sons quentes que nos transportam para outras latitudes.

 

Na Casa da Música, por seu lado, a noite começa com o concerto-tributo a José Pinhal pelo grupo que o trouxe de novo para os palcos: os José Pinhal Post-Mortem Experience prometem uma viagem pelos temas do autor, com nova sonoridade. Haverá ainda espaço para DJ sets de Hipster Pimba e Pop’lar neste espaço junto à Rotunda da Boavista.

 

 

Apresentado nesta manhã de sexta-feira em conferência de imprensa, o programa "vai do popular ao erudito, do tradicional ao cosmopolita, do bairrista ao multicultural. Uma programação que é, além disso, um convite aos portuenses e aos turistas para virem para a rua festejar, conviver, divertir-se", disse Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

 

Fogo de Artificio como ponto alto da festa

 

Mas o momento alto desta noite é o espetáculo piromusical que irá colorir, durante 16 minutos, os céus do Porto e de Vila Nova de Gaia. Num investimento total de 72.900 euros, partilhado em igual medida pelas duas autarquias (36.450 euros cada), este espetáculo de som e luz irá fazer com que a noite se torne ainda mais especial, criando a emoção necessária na viragem do dia e comemorando, ainda mais, a cidade através deste espetáculo sob o Rio Douro.

 

No dia seguinte, feriado municipal, haverá ainda o habitual concerto da Banda Sinfónica Portuguesa na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, com entrada livre. O espetáculo tem início às 16h00.

 

 

Para Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto e presidente do Conselho de Administração da Ágora, "fazemos questão de envolver as coletividades, as associações da cidade, os grupos locais, todas as juntas de freguesia num programa que procura honrar a grandiosidade destas festas". 

 

Freguesias em festa com vários concertos

 

A programação das freguesias continua a ser um dos pontos altos deste período, com espetáculos em jardins e praças ao longo das semanas que antecedem a noite mais longa do ano.

 

Assim, na freguesia do Bonfim, a festa faz-se na Alameda das Fontainhas e contará com a atuação de Diapasão (15 de junho), Os Solitários (22 de junho) e Delta 7 + Duo Impakto (a 23), entre outros.

 

Em Paranhos, o parque de estacionamento da Casa de Salgueiros receberá o incontornável Quim Barreiros (a 21) e os Bandaneia (a 15), para citar apenas alguns.

 

Já o Cais das Pedras, em Massarelos, terá a presença de Zézé Fernandes (a 15 de junho) e o Largo António Calém acolherá os Bandalusa (a 14 de junho) e os Iniciadores (a 22), entre muitos outros.

 

 

O Jardim Sarah Afonso, em Ramalde, recebe as apresentações de Siga a Farra (a 21) e Novo Século (dia 15), enquanto a Praça da Corujeira, em Campanhã, apresenta os Krystal Band (a 15 de junho) e os Minhotos Marotos e Marcus Levy a 23 de junho, entre muitos outros artistas.

 

Há ainda a presença de Zé Amaro com concerto agendado para a Esplanada do Castelo, na Foz, a 14 de junho, e Jorge Guerreiro no Largo da Praia, em Miragaia.

 

Estes são apenas alguns dos exemplos dos muitos artistas que compõem o programa das freguesias, entre 14 e 23 de junho.

 

 

Rusgas e arruadas antes da grande noite

 

Uma das grandes novidades da edição deste ano das Festas de São João é o regresso das Rusgas a um figurino que não se via há alguns anos: voltam a realizar-se à noite, no dia 22 de junho, a partir das 21h00.

 

Todas as freguesias são assim convocadas para mostrar as suas músicas, costumes e tradições num evento que, mais uma vez, terá transmissão em direto pelo Porto Canal e que percorrerá a zona histórica da cidade, antes de atuarem para o júri e o público geral, na Praça do General Humberto Delgado.

 

 

Depois de nos dois últimos anos a Rusga de Lordelo do Ouro e Massarelos ter ganho o troféu de Melhor Rusga, espera-se agora para ver quem vai levar a melhor nesta edição.

 

Este momento tem ainda outro ponto de interesse: após a apresentação das Rusgas terá lugar um concerto da fadista Lenita Gentil, a fechar esta noite de verão com chave de ouro.

 

Mas antes ainda, a 15 de junho, os ranchos voltam a sair à rua para a tradicional Arruada de Ranchos. Na tarde de sábado, a partir das 15h00, o Rancho Folclórico de Paranhos, o Rancho Folclórico de Campanhã, o Grupo de Folclore Escola Secundária Infante D. Henrique, o Rancho Folclórico do Porto, o Rancho Folclórico de Ramalde, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, o Orfeão do Porto, o Rancho Típico do Ilhéu e o Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro prometem levar pelo centro da cidade esta tradição da música de cariz popular.

 

Instalações Artísticas e Divertimentos

 

De 12 a 30 de junho, o Mercado do Bolhão volta a ser a “casa” da Cascata Comunitária de São João. A partir de oficinas desenvolvidas pela Brâmica, da escultora Teresa Branco, serão acrescentadas novas construções a uma cascata sanjoanina, que ficará instalada no piso superior do Mercado do Bolhão. Os interessados podem participar nas oficinas que serão realizadas durante a Festa da Criança (31 de maio, 1 e 2 de junho), nos dias 4 e 5 e junho (na Oficina Brâmica) e ainda a 7 e 8 de junho no Mercado do Bolhão.

 

Já de 19 a 22 de junho, a Praça do General Humberto Delgado volta a acolher a instalação “Flores de Manjerico”, um trabalho desenvolvido pelos FAHR 021.3 que juntará, no mesmo espaço, mais de 900 exemplares para posterior distribuição à população.

 

 

E festa sem divertimentos… não é festa! Mais uma vez, as zonas de diversão estão espalhadas pela cidade, estando concentradas, este ano, em três locais: na Alameda das Fontainhas, no Jardim António Cálem e na Avenida D. Carlos I, com carrosséis, farturas, sardinhas e um sem número de atividades para toda a família.

 

Ao contrário do ano passado, e devido a constrangimentos logísticos que se prendem com as atuais obras da Metro do Porto, a Rotunda da Boavista não terá a habitual zona de divertimentos, como nos anos anteriores.

 

Estes locais estarão abertos entre os dias 7 e 30 de junho.

 

 

"Na noite de 23 para 24 vai ser montado um dispositivo de segurança na cidade, de acordo com as exigências de uma festa que concentra muita gente e é vivida com especial intensidade", acrescentou ainda o presidente da autarquia, ressalvando que "será também apresentado um plano de mobilidade, que garantirá, como em anos anteriores, a deslocação segura e cómoda dos foliões. Mais uma vez haverá serviços especiais de transportes, que em breve serão anunciados pelos diferentes operadores", concluiu.

 

Quanto ao orçamento global das Festas de São João do Porto, o valor é de 680 mil euros. O Super Bock Group é, mais uma vez, patrocinador oficial das Festas da Cidade.

 

Texto: José Reis

Fotos: Guilherme Costa Oliveira

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias