A atleta do Sporting Clube de Braga revalidou o título, repetindo a vitória conquistada em 2023. Já Rui Pinto, do Sporting Clube de Portugal, conseguiu conquistar o lugar mais alto do pódio, depois de ter ficado em segundo lugar, no ano passado.
A tradição ainda é o que era e o Avenida dos Aliados voltou a encher-se para a última grande corrida do ano. A Lidl São Silvestre Cidade do Porto contou com a participação de 16 mil inscritos, de 51 nacionalidades, numa tarde que ficou marcada ainda pela novidade da reintrodução da passagem pelo Túnel de Ceuta na parte final da prova.
Com as expectativas em alta e com a animação que sempre envolve esta prova emblemática, que completou 30 anos nesta edição, o pódio (masculino e feminino) foi, mais uma vez, totalmente português.
Na competição masculina, o grande vencedor foi o atleta Rui Pinto, com as cores verde e branca do Sporting CP, que completou o percurso em 30m01s. Rui Pinto conseguiu ascender ao primeiro lugar, depois de, em 2023, ter ficado na segunda posição.
Já o segundo posto foi para Miguel Borges, do Sporting Clube de Braga, com um tempo de 30m02s, tendo caído um posto na tabela relativamente ao ano anterior – foi primeiro na prova de 2023.
Em terceiro lugar destaque ainda para o atleta João Amaro, do SL Benfica, que alcançou a marca de 30m10s.
Do lado feminino, uma repetição: Mariana Machado, vencedora da prova em 2023, revalidou o título com um tempo de 33m21s.
Os dois restantes lugares foram ocupados por atletas do R.D. Águeda: Susana Godinho Santos conseguiu o segundo posto, com 33m51, e Carla Martinho conquistou o terceiro lugar, com 34m54s.
A 30.ª edição da São Silvestre do Porto, que percorreu o coração da cidade num percurso de 10km, contou com a presença de Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, e Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal do Porto, a quem coube dar o tiro de partida e atribuir os prémios finais.
Texto: José Reis
Fotos: Nuno Miguel Coelho