20/11/2024

O diretor do futuro Museu das Convergências é um dos oradores na conferência internacional "Unfolding the Coromandel Screen: Visual Mobility, Inscribed Objecthood, and Global Lives", que se realiza entre os dias 22 e 25 de novembro, em Hong Kong.

 

No próximo dia 23 de novembro, às 10h00, na City University de Hong Kong, Rui Oliveira Lopes participará numa mesa-redonda com a comunicação "Coastal Landscape and Scenes of Europeans on Coromandel Folding Screens", sobre os biombos de Coromandel enquanto objetos simbólicos do comércio marítimo e dos processos de dinâmica cultural que surgiram através do comércio global entre os séculos XVII a XIX. 

 

Na sua intervenção, explorará o papel destes artefactos na sua relação intrínseca com a arte, o comércio e a identidade transcultural.

 

Os biombos de Coromandel, conhecidos pela sua sofisticação artística e significados culturais, eram frequentemente utilizados para decorar interiores.

 

Estes, adquiriram essa designação aquando da entrada para o mercado europeu, através da linha costeira de Coromandel, no sudeste da Índia.

 

 

Na comunicação de Rui Oliveira Lopes, será destacada ainda a influência dos portugueses, dos holandeses e dos ingleses na circulação destes objetos e, consequentemente, na evolução pictórica dos temas (habitualmente representavam cenas de paisagem e de sociedade), formatos e narrativas.

 

A conferência, com organização do Departamento de Chinês e História da City University de Hong Kong, incluirá, também, um seminário itinerante em Hong Kong e Guangzhou, realçando a dimensão internacional do evento e a sua relevância no estudo da mobilidade cultural e material.

 

Integrado no futuro Matadouro, o Museu das Convergências será um museu de arte vocacionado para o estudo, divulgação e disponibilização de bens artísticos e culturais produzidos no contexto das transferências entre diversos povos e áreas geográficas, dos seus encontros artísticos e culturais.

Ver também
Notícias