Depois do ciclo “Outras Revoluções”, o cinema regressa este sábado, 18 de janeiro, à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com o arranque de dois novos ciclos integrados no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril do Museu e Bibliotecas do Porto. Todas as sessões são de entrada gratuita e decorrem até 22 de fevereiro.
Quando forem 21h00 deste sábado, 18 de janeiro, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe “O Cinema e as suas Revoluções”, ciclo programado pelo Cineclube do Porto que, ao longo de seis sessões, explorará diversos momentos revolucionários na história do cinema.
Na sessão deste sábado será exibido “O Couraçado Potemkine”, filme de Sergei Eisenstein, que recria um motim naval de 1905 contra a opressão czarista, culminando numa das mais famosas sequências do imaginário cinéfilo: o massacre na escadaria de Odessa.
Filme essencial, colocou em prática as teorias da montagem de Eisenstein que revolucionaram a história da sétima arte.
No programa do ciclo constam ainda os filmes “Black Narcissus”, de Michael Powell e Emeric Pressburger; “Los Olvidados”, de Luis Buñuel; “À Bout de Souffle”, de Jean-Luc Godard; “The Conversation”, de Francis Ford Coppola; e “No Home Movie”, de Chantal Akerman.
Todas as sessões são de entrada gratuita, sujeita apenas à lotação do auditório.
Ao longo de seis sábados, serão ainda apresentados filmes em técnica animada, realizados por crianças, jovens e adultos das oficinas Associação de Ludotecas do Porto/Anilupa, que refletem os valores da liberdade no contexto da memória do passado português, colocando ao mesmo tempo questões pertinentes sobre várias dimensões do mundo atual.
Após a projeção de filmes, os participantes inscritos na oficina terão a oportunidade de desconstruir um dos filmes visualizados, através de uma atividade plástica de criação de um objeto artístico.
A sessão de filmes tem início às 15h00 e é aberta ao público em geral. A oficina decorre a partir das 15h40, destinando-se exclusivamente aos participantes inscritos previamente através do formulário disponível em museudoporto.pt ou bmp.cm-porto.pt.