02/12/2024

“Nagisa Ōshima: Cerimónias de Transgressão”, a retrospetiva do Batalha Centro de Cinema dedicada ao cineasta japonês, termina em dezembro com três obras do início da sua filmografia e uma palestra. 

 

A 7 de dezembro, às 21h15, é apresentado “Sing a Song of Sex” (1967), que aborda o desejo juvenil e as tensões sociais, utilizando uma mistura de erotismo e critica política.

 

O filme é antecedido pela palestra “Sexualidade e Violência no Cinema de Nagisa Ōshima”, com Lucia Nagib, professora de Cinema da Universidade de Reading, moderada por Miguel Patrício, curador da retrospetiva.

 

A 14 de dezembro (com repetição no dia 18, às 15h15), é exibido, às 21h15, “The Catch” (1961), obra que lança um olhar a brutalidade da guerra e às complexidades da opressão através de um intenso e claustrofóbico drama ambientado na Segunda Guerra Mundial.

 

 

Por sua vez, “Night and Fog in Japan (1960), exibida a 20 de dezembro, sexta-feira, às 19h15, é uma obra política e formalmente inovadora filmada em longos planos-sequencia, que reflete sobre os conflitos ideológicos no Japão pós-guerra, nomeadamente a cisão entre velha e nova esquerda.

 

 

Estes três filmes encerram a retrospetiva, oferecendo uma visão profunda sobre a radicalidade estética e temática de um dos cineastas japoneses internacionalmente mais aclamados e, definitivamente, o mais conhecido da sua geração.

Ver também
Notícias