No campo portuense que em 1894 recebeu esse encontro pioneiro, o momento será recordado com a ajuda de antigas estrelas como João Pinto, Rui Barros, Domingos, Derlei ou Dani.
Às 15h30 de 1 de março, o relvado do Oporto Cricket & Lawn Tennis Club vai acolher um jogo de futebol que evoca a primeira partida oficial da modalidade realizada no nosso país.
Foi há 130 anos que nesse recinto se jogou a Cup d’El-Rey, taça disputada entre as equipas do Foot-ball Club do Porto e do Club Lisbonense. A assistir ao confronto esteve o rei D. Carlos, a rainha D. Amélia e os príncipes D. Luis Filipe e D. Manuel, que se encontravam na cidade para a celebração dos 500 anos do nascimento do Infante D. Henrique.
Na recriação do próximo sábado, vão defrontar-se antigos jogadores do Futebol Club do Porto e do Club Internacional de Foot-Ball, emblema que que sucedeu ao Club Lisbonense. Está confirmada a participação de vários ex-internacionais portugueses, por exemplo João Pinto, Rui Barros, Domingos Paciência, Carlos Xavier ou Dani, e outras figuras do campeonato nacional, como Derlei, Ricardo Silva, Chainho, Rebelo, Laureta ou Bandeirinha.
Na partida serão aplicadas as regras da modalidade daquela época e as formações irão vestir réplicas dos equipamentos originais. A taça de prata entregue na altura por Sua Majestade estará em exposição.
A cerimónia terá início às 15h00, com a presença de personalidades do mundo do futebol e representantes da autarquia, das associações de Porto e Lisboa e também dos dois clubes. Antes do apito inicial haverá ainda uma encenação, com a Família Real a chegar em coche, e a interpretação do Hino do Infante D. Henrique.
O público tem acesso gratuito ao evento.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Raw Pixel (1) e blogue Terceiro Tempo (2 e 3)