É esperada a participação de ministros de 50 países, cerca de quarenta estruturas representativas do desporto nacional e internacional e 50 jovens dirigentes desportivos de cada estado membro.
Durante três dias, a 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto vai debater temas como: governação e governança no desporto; cooperação; transparência ou igualdade de género. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas desportivas a nível mundial.
A conferência vai realizar-se de 8 a 10 de outubro, na Alfândega do Porto e é organizada pelo Conselho da Europa – através do Acordo Parcial Alargado sobre o Desporto (EPAS), em cooperação com o governo português. Encontro que conta com o apoio do município do Porto.
Esta conferência assume particular importância para a região Norte, uma vez que as cidades do Porto e de Gaia preparam-se para formalizar a candidatura a Capital Mundial do Desporto 2027.
A participação na 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto está reservada apenas a participantes convidados, no entanto, alguns momentos serão transmitidos online.
O programa destaca o 10º aniversário da Convenção de Macolin, sobre a manipulação de competições desportivas. As principais sessões centram-se na Carta Europeia do Desporto; vão realizar-se debates e painéis sobre temas como «Collaborative Governing: Chegou a altura de adaptar as regras do jogo?» ou «Boa governação: Mudar os postes da baliza?».
Ao longo da conferência haverá também uma iniciativa para os jovens, que visa centrar-se na perspetiva dos mais novos sobre o desporto.
O programa da 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto estende-se às cidades do Porto, Gaia e Matosinhos.
Texto: Rute Fonseca
Fotos: Nuno Miguel Coelho