22/11/2021

De 26 a 28 de novembro, o Círculo Católico de Operários do Porto (CCOP) é o local da primeira edição do Porto Pop – Festival Internacional de Cultura Pop. Organizado pela Sister Ray Discos, o evento traz muitos nomes internacionais à cidade, com a missão de debater o presente e o futuro da música pop.


Serão assim três dias dedicados a apresentações, debates e debates com autores e jornalistas cujo trabalho é dedicado à música, com destaque para os artistas, discos e canções, para além de serem abordados outros assuntos, como o impacto social, político, de orientação sexual, de géneros e de outros elementos que compõe e constroem a cultura popular.


O programa apresenta um programa diversificado que traz à cidade nomes como Simon Reynolds, Vivien Goldman, Don Letts, Martin Aston, Richie Unterberger, John Robb, Darryll W. Bullock, Gareth Murphy, Lia Pereira e Paulo Vinhas, com peças jornalísticas e obras publicadas que se tornaram referências para ouvintes, colecionadores e leitores de todo o mundo.



O festival conta com a apresentação e moderação de Rui Miguel Abreu e Pedro João Santos.

 

Programa diário


O festival arranca na sexta-feira, 26 de novembro, com a intervenção sobre a obra "Musonautas, Visões & Avarias: 1960-2010 - 5 Décadas de Inquietação Musical no Porto", de Paulo Vinhas (ás 17h00), a que se seguem as intervençóes “Punk and everything after”, de John Robb (às 18h00), e “White Light/White Heat: The Velvet Underground Day-by-Day”, de Richie Unterberger.



O programa segue no dia seguinte, 27 de novembro, com as intervenções de Darryl W. Bullock (com a conferência “David Bowie Made me Gay: 100 Years of LGBT Music”, 17h00), de Don Letts, que irá conversar com Rui Miguel Abreu ("There and Black Again: The Autobiography of Don Letts", 18h00) e de Vivien Goldman, que contará com moderação da jornalista Lia Pereira ("Revenge of the She-Punks: A Feminist Music History from Poly Styrene to Pussy Riot", 19h00).



O festival termina no domingo, dia 28 de novembro, com três intervenções: “Cowboys and Indies: The Epic History of the Record Industry”, de Gareth Murphy, às 17h00; "Facing the Other Way: The Story of 4AD", de Martin Aston, às 18h00; e termina com a esperada intervenção de Simon Reynolds, “A Fast and Partial History of Pop Writing", às 19h00.


 

Bilhetes à venda


O programa da primeira edição do Porto Pop contará ainda com uma after party no espaço cultural Maus Hábitos, no dia 27 de novembro. A música ficará a cargo de convidados do festival, como Don Letts, Zoe Howe, Rui Miguel Abreu e Ricardo Salazar.


Os bilhetes para o Porto Pop estão à venda por 40 euros (bilhete para os três dias e para a after party nos Maus Hábitos), até 25 de novembro. O bilhete diário tem o custo de 15 euros.


Nos dias do evento, o bilhete para os três dias custa 45 euros e o bilhete diário custa 20 euros.


Toda a programação está disponível em http://portopop.pt


O CCOP, local onde decorre a primeira edição do festival, é apoiado pelo Criatório, programa municipal de apoio à criação e divulgação artísticas.


Ver também
Notícias