No dia 31 de dezembro de 2024, Porto e Gaia concluíram a submissão oficial da candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto 2027. Este momento posiciona as duas cidades vizinhas como potenciais pioneiras na conquista deste título para Portugal. O anúncio dos finalistas será feito no final de janeiro.
A candidatura sublinha o compromisso de ambas as cidades em promover o desporto como motor de desenvolvimento social e cultural. Este esforço materializa-se em ações como a criação e modernização de infraestruturas, a realização de eventos desportivos de grande dimensão e a implementação de programas inclusivos para todas as faixas etárias.
Entre os principais pilares da candidatura destacam-se:
Para Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, a candidatura a Capital Mundial do Desporto 2027 “releva o papel do desporto na construção de sociedades mais saudáveis, inclusivas, justas e instruídas. Sociedades que, no fundo, consubstanciam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cuja observância é determinante para o nosso futuro global.”
Por sua vez, o autarca do Município de Gaia afirma que “são muitos os motivos que levam estas duas cidades, juntas, a almejar tal sonho". "Para muitos, é um objetivo ambicioso. Para nós, além do desafio, esta conquista seria o reconhecimento de um trabalho que temos vindo a construir, individualmente e em parceria, ao longo dos últimos anos", considera Eduardo Vítor Rodrigues.
Unidas por seis pontes sobre o Douro, Porto e Gaia partilham uma identidade única, marcada pela história, cultura e inovação. Juntas, representam 210 km² e uma população de mais de 542 mil habitantes, além de um legado enraizado na classificação como património mundial pela UNESCO e na internacionalmente reconhecida produção de Vinho do Porto.
Porto e Gaia disputarão o título com Santiago de Cáli (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina). A ambição é colocar Portugal, pela primeira vez, no centro do desporto mundial.
Texto: Porto.
Fotos: João Queirós