A iniciativa, que assinala o segundo aniversário do projeto, apela à mudança de comportamentos.
Dois anos após a sua assinatura, o Pacto do Porto para o Clima lança agora uma campanha que pretende mobilizar a sociedade civil para uma cidade neutra em carbono. Chama-se “O que está nas nossas mãos?” e desafia cada portuense a ser um agente de mudança, através de pequenos gestos diários.
A ação, que resulta de uma colaboração com o mundo académico e foi desenhada por uma estudante de Belas Artes, assenta em diferentes eixos de atuação para uma cidade mais sustentável: mobilidade, energia, recursos hídricos, circularidade, compras locais e combate ao desperdício alimentar.
Adotar o uso de transporte público, reduzir o consumo de água no banho, poupar energia ao desligar as luzes, comprar a fornecedores locais ou combater o desperdício alimentar são algumas das sugestões lançadas aos portuenses.
Ao longo das próximas semanas, a campanha estará presente em toda a frota de autocarros STCP, no Metro do Porto, no Mercado do Bolhão, na Universidade do Porto, nas cantinas universitárias e da Câmara do Porto, nas piscinas municipais e ainda na rede de múpis digitais da cidade e em rádios locais.
O Pacto do Porto para Clima foi apresentado publicamente em setembro de 2022, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e cerca de 300 subscritores, de diversas áreas da sociedade. A esse número somaram-se já cerca de nove centenas de subscritores a título individual, que decidiram unir-se a esta missão.
Mais recentemente, a cidade apresentou o Contrato Climático do Porto, instrumento que inclui uma série de compromissos e um plano de ação para a neutralidade carbónica em setores como a energia, edifícios, gestão de resíduos e transportes. O documento estratégico apresenta também o mapeamento dos principais investimentos associados a estas medidas.
A empresa municipal Ágora junta-se à Porto Ambiente na divulgação desta campanha.
Edição: Francisco Ferreira
Foto: Guilherme Costa Oliveira