A atividade regressa ao centro do Porto em cinco sábados entre 2 de novembro e 21 de dezembro. A participação é gratuita, mas requer inscrição.
No primeiro sábado de novembro, dia 2, arranca mais uma edição do Orientação na Baixa, projeto que o Grupo Desportivo 4 Caminhos tem promovido nos últimos outonos com o apoio da Ágora.
A iniciativa combina a modalidade de orientação urbana pedestre com o passeio turístico e, segundo a organização, é “uma atividade pioneira em Portugal, tendo sido replicada por outras cidades”.
Pessoas de todas as idades (incluindo crianças), com ou sem experiência neste tipo de atividade e com qualquer nível de forma física, estão convidadas a juntar-se aos percursos.
A cada participante será atribuído um mapa do trajeto a realizar, com pontos de passagem nos mais emblemáticos locais e monumentos do Porto. O objetivo é que cada um execute um itinerário de orientação turístico de modo recreativo, sem controlo de tempo nem classificações.
Monitores do Grupo Desportivo 4 Caminhos estarão no terreno para prestar o apoio necessário.
O Orientação na Baixa apresenta este ano cinco sessões – a 2, 9 e 30 de novembro e a 14 e 21 de dezembro –, sempre entre as 10h00 e as 12h30. Cada sábado terá um caminho diferente, tendo por base locais como a Praça de D. João I, o Jardim de João Chagas ou o Mercado do Bolhão e toda a zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.
As inscrições devem ser feitas através do formulário para inscrição. Para mais informação, podem contactar a organização através do correio eletrónico ori@gd4caminhos.com.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Andreia Merca