27/06/2024

O primeiro sábado de julho traz de volta a animação a espaços interiores e exteriores do Quarteirão de Miguel Bombarda.

 

No próximo dia 6 de julho, Bombarda recebe o quarto ciclo em 2024 das Inaugurações Simultâneas. Entre as 16h00 e as 20h00, haverá novas exposições nas galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos, acompanhadas de animação cultural gratuita programada pela Ágora.

 

Como é tradição, as novidades no interior dos diferentes espaços serão complementadas com propostas nas ruas. Desta vez, as práticas artísticas comunitárias, interdisciplinares e desenhadas colaborativamente convidam os visitantes a explorar áreas como performance, intervenção sobre cartazes, desenho, colagem, pintura e dança social

 

Na zona pedonal que cruza a Rua de Miguel Bombarda com a Rua de Cedofeita, a artista polaca Tina Siuda, residente no Porto, vai orientar a oficina de desenho e colagem "Vamos dançar!", aberta a todos, entre as 16h00 e as 19h30. À mesma hora, mas no lado oposto da rua, a portuense Arisca irá dirigir uma oficina de iniciação à pintura, em que dez participantes vão colaborar na construção de um painel em madeira (inscrições gratuitas: ines.arisca@gmail.com)

 

 

Nesse cruzamento de Miguel Bombarda com a Rua da Boa Nova, haverá mais três propostas. A rúbrica Bombarda Summer School vai apresentar "Academia de Negócios Criativos", projeto desenvolvido por Vítor Miller que pretende descomplicar conceitos e ajudar a arrumar as ideias sobre como desenvolver um plano de negócios. O projeto de dança social Bota Swing vai oferecer uma sessão gratuita de iniciação ao lindy hop e um baile ao som de Deejay Joe e, finalmente, o artista multidisciplinar GODMESS convidará os transeuntes a refletir e a participar na escrita de palavras, frases, e pensamentos, numa combinação de performance com intervenção de cartazes.

 

 

O portuense GODMESS é o autor da imagem do cartaz desta edição das Inaugurações Simultâneas (cortesia da REM - Espaço Arte, com curadoria de Helena Leão e Maria Antónia Marques Gomes) e está entre os cinquenta artistas, nacionais e estrangeiros, das áreas do graffiti, street art e muralismo, que participam em “Muralizados”, uma exposição coletiva de arte urbana que cruza diferentes perspetivas, abordagens e materiais que se inter-relacionam num lugar comum.

 

 

As inaugurações das exposições serão também acompanhadas pelas habituais visitas guiadas a algumas galerias, conduzidas por estudantes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto. O primeiro percurso realiza-se às 16h00 e o segundo às 17h30, ambos com a duração de uma hora e com 15 vagas cada. A atividade não tem custos, mas requer inscrição: os interessados devem enviar um email até às 13h00 de sexta-feira, dia 5 de julho, com nome e horário pretendido para visitasguiadasbombarda@agoraporto.pt

 

Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Ágora

Ver também
Notícias