O Porto é uma das nove cidades por onde vai passar o Termómetro em 2025.
Filipe Keil, Vitoria Vermelho e Must Be Blue são os três nomes escolhidos para a etapa portuense do 29.º Festival Termómetro, marcada para as 21h30 de 27 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A noite inclui ainda a atuação, como convidado, de Homem em Catarse.
O histórico concurso, dedicado a bandas emergentes em Portugal, arranca mais uma digressão já a 21 de março, em Aveiro, e prossegue, dois dias depois, em Guimarães. Na última sexta-feira do mês chega então ao Porto, antes de passar por Loures, Oeiras e Arruda dos Vinhos nos dias 28, 29 e 30, respetivamente. As últimas três paragens desta edição são já em abril: Odemira a 11, Mealhada a 13 e Lisboa a 17.
Promovido pela Cego, Surdo e Mudo Produções e dirigido pelo criador deste formato, o locutor de rádio e apresentador de televisão Fernando Alvim, o evento seleciona 21 grupos de entre todas as candidaturas e divide-os pelas distintas etapas.
Numa cerimónia final a decorrer em maio, a organização anunciará qual dos projetos ganhará o direito a atuar nos festivais Nos Alive, Paredes de Coura e Bons Sons em 2026, além da produção de um videoclip e do acesso a horas de estúdio para gravação.
A noite de concertos no Porto terá acesso gratuito, mas requer bilhete, que pode ser reservado online. O levantamento será efetuado no próprio dia 27, na receção da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, desde as 10h00 e até completar a lotação (190 lugares). As portas do auditório abrem às 21h00.
Ornatos Violeta, Silence Four, Linda Martini, Mazgani, Noiserv, B Fachada ou Capicua são alguns dos nomes que, desde 1994, participaram no Termómetro. MaZela foi a vencedora da última edição.
Texto: Francisco Fernandes.
Fotos: Vera Marmelo