Depois de um segundo lugar em 2022 e um terceiro lugar no ano passado, eis que a freguesia do Bonfim chega ao topo do pódio e é a grande vencedora das Rusgas de São João 2024. A partir de um tema histórico sobre o Campo 24 de Agosto, levou a melhor sobre Lordelo do Ouro e Massarelos (que perdeu a liderança conquistada nos dois últimos anos) e Campanhã, que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Num ano em que as Rusgas retomaram a tradição de outrora e voltaram a acontecer à noite, ainda antes da noite de São João, a Praça do General Humberto Delgado cedo viu várias pessoas juntarem-se à vedação que delimitava o perímetro de atuação dos grupos, para não perder, na primeira fila, o desfile que prometia muita cor e festa à frente da Câmara Municipal do Porto.
Aos poucos, entoando gritos de apoio à sua freguesia, eram às centenas as pessoas que rodeavam a Praça que, mais uma vez, acolheu um conjunto de tradições e costumes que as Festas de São João do Porto não deixam morrer. Enquanto azáfama era já muita na zona de apresentação, a confusão não era menor no ponto de partida dos grupos a concurso.
A Rua de Santa Catarina cedo se encheu de pregões, gritos de incentivo e sorrisos, muitos sorrisos, por estarem a defender uma cultura popular que é o coração de uma cidade com história. Com a noite ainda a cair, as sete Rusgas a concurso começaram o percurso, com carros alegóricos, cânticos em coro e um conjunto de turistas e curiosos que não arredou pé para conhecer mais uma tradição da cidade do Porto.
E foram muitos aqueles que foram acompanhando os grupos até aos Aliados, onde um mar de gente os esperava para ver o que tinha sido preparado para este ano. Mas o início tinha ainda outra surpresa: a presença da cantora Lenita Gentil, a quem coube abrir o espetáculo. A primeira vez a que assistiu a um espetáculo “tão bonito, numa cidade que também é minha”, como disse, ao final da noite.
Uma a uma, as Rusgas apresentaram-se perante um júri delegado pelas diferentes freguesias a concurso, que avaliaram desde os figurinos às coreografias, não esquecendo a cenografia e, claro, as letras e músicas de cada um dos grupos participantes.
Neste ano, e depois de dois anos consecutivos em que a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos venceu esta tradição, foi a freguesia do Bonfim a levar a melhor, conseguindo um total de 222 pontos.
Sob o tema “Bonfim e o Campo 24 de Agosto no Século XVIII”, a Rusga prestou homenagem a um lugar com história, por onde passavam todas as pessoas que chegavam ao Porto e onde se criou um espaço de encontro, partilha e de descanso. A letra foi assinada pelo músico Rui David e a música de Ricardo Sousa.
Em segundo lugar ficou a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, com 217 pontos, que, neste ano, levou um manjerico gigante para o centro da praça. “A Sardinha e o Manjerico” foi o tema escolhido para este ano, numa alusão ao amor à cidade e aos namorados, que usavam o manjerico como forma de encantar ainda mais as suas apaixonadas.
A fechar o pódio, a freguesia de Campanhã voltou a levar o coração de D. Pedro para o centro da cidade. Sob o signo do “Coração do Porto”, vários carros alegóricos fazendo alusão à carruagem de D. Pedro e ao coração que está na Igreja da Lapa encheram a Praça do General Humberto Delgado, com gritos do público para um dos grupos que mais se fez ouvir ao longo deste percurso.
As Rusgas deste ano contaram ainda com a presença de Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto e Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Ágora, a quem coube a tarefa de oferecer os troféus a cada uma das Rusgas, num trabalho assinado, mais uma vez, pela ceramista Maria Joana, do Lagrima Studio.
Mais uma vez, o espetáculo teve transmissão em direto pelo Porto Canal e pela Rádio Festival, parceiros das Rusgas 2024.
Classificação das Rusgas 2024
1º. – Freguesia do Bonfim - 222 pontos
2º. – União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos – 217 pontos
3º. – Freguesia de Campanhã– 201 pontos
4º. – Freguesia de Ramalde – 194 pontos
5º. – Freguesia de Paranhos - 175 pontos
6º. – União de Freguesias do Centro Histórico – 156 pontos
7º. – União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro – 150 pontos
Texto: José Reis
Fotos: Andreia Merca e Rui Meireles