09/04/2025

A jovem atleta de apenas 17 anos é já uma confirmação na prática de surf, com títulos e competições conquistadas. De curiosidade a confirmação, o desporto tornou-a mais ciente da responsabilidade e mostrou-lhe que o futuro pode ser, afinal, dentro de água.

 

Os desafios dos filhos são, em muitos casos, os desafios dos pais. Ter um filho que decide assumir o desporto como um projeto de futuro é, para os pais, um projeto já do presente.

 

Tornam-se os maiores seguidores, os defensores mais aguerridos, os primeiros adeptos a entrar no recinto e os últimos a sair. Quando tudo parece falhar, são eles quem nunca vai deixar de acreditar que ali mesmo, à sua frente, está o melhor do mundo.

 

Núria Maganinho tem 17 anos e bem se pode orgulhar de ter uma família que faz de tudo para que siga o seu sonho. Atleta de surf, foi aos dez anos que experimentou pela primeira vez subir a uma prancha, com o incentivo de uma mãe que tratava a água por tu.

 

Sete anos passados, a mãe continua a ser uma referência, mas cada vitória tem hoje um destinatário especial: o pai, que trabalha todos os dias fora de horas, num emprego de que não gosta, para alimentar o sonho de toda a família.

 

É também por ele que, todos os dias, enfrenta os humores do mar. Pedindo que, em cada competição, chegue a onda que lhe permita ser a melhor – e, desta forma, agradecer aos melhores da sua vida, àqueles que estão sempre lá.

 

O episódio já pode ser ouvido aqui.

 

Texto: José Reis

Foto: Rui Meireles

Ver também
Notícias