Os dois atletas são os maiores cúmplices um do outro, aplaudindo as conquistas e consolando as derrotas. Quem assiste na bancada sofre mais do que quem está dentro do campo, asseguram. Diogo e Rita Santos são praticantes de karaté e contam com um sem-número de participações em competições nacionais e internacionais.
Há histórias de irmãos que se influenciam de geração em geração. Por tradição, o mais velho acaba por abrir caminho ao conhecimento, proporcionando ao(s) mais novo(s) facilidades na descoberta de maravilhosos mundos novos.
O caso dos irmãos Diogo e Rita Santos é precisamente o oposto. O mais novo, Diogo, acabou por ser o responsável pela entrada do karaté na vida desta família.
Como em tantas gerações, foi através de uma série da Disney, a “Wasabi Warriors”, que Diogo entrou na modalidade, aos 6 anos. Já lá vão 11 na modalidade.
Rita, a mais velha, habituada a estar na bancada a torcer pelo irmão, decidiu ser também protagonista. Experimentou aos 12 anos e nunca mais parou.
Hoje são dois dos talentos que enchem de orgulho o karaté nacional – e o orgulho de uma família que vive com emoção cada conquista destes dois atletas de alta competição.
O episódio desta semana já pode ser ouvido aqui.
Texto: José Reis