Um dos jovens talentos da ginástica artística, o nome de Joana Reis promete trazer alegrias e vitórias ao desporto nacional. Com apenas 15 anos, a atleta do Sport Clube do Porto promete continuar a alimentar a paixão que nasceu aos 3 anos e que continuará a fazer parte do seu dia-a-dia.
Há um provérbio popular que diz que “filho de peixe sabe nadar”. Quer isto dizer que um filho tem, dentro de si, o talento e a vontade de colocar em prática aquilo que os progenitores melhor sabem fazer.
Joana Reis tem 15 anos e, em casa, cresceu com os melhores exemplos que podia ter escolhido. A mãe, atleta de alta competição durante muitos anos, e a irmã, praticante de ginástica, foram referências que a marcaram desde muito nova.
Não é estranho, por isso, que aos 3 anos tenha começado na prática da ginástica, por insistência junto dos pais. Tudo porque via a irmã mais nova a praticar e, também ela, queria ter a experiência de fazer as técnicas que via enquanto estava sentada na bancada.
Atleta do Sport Clube do Porto desde sempre – ou, pelo menos, desde que se lembra -, não imagina a vida sem a ginástica. É como se fosse uma terapia, um esforço que se converte em desafio e, quase sempre, em entusiasmo. Uma parte da vida que, hoje, não equaciona colocar de lado.
O episódio desta semana já pode ser ouvido aqui.
Texto: José Reis