21/08/2024

“Sob a Superfície: A Piscina no Cinema”, o ciclo temático que marca a abertura da nova temporada do Batalha Centro de Cinema, tem início a 5 de setembro com a exibição de “The Swimmer”, de Frank Perry, às 21h15. O programa — composto por 19 filmes, duas instalações e uma festa — decorre até 10 de novembro.

 

Apresentando uma seleção de obras desde os anos de 1930 à contemporaneidade e atravessando vários géneros e estéticas, do filme de artista ao musical aquático, este ciclo pretende explorar a piscina enquanto elemento que atravessa a história do cinema, explorando as suas tensões e contradições — e como esta funciona, muitas vezes, como veículo para reflexões sobre corpo, desejo, morte, comunidade, classe e ecologias.

 

A multiplicidade do ciclo é apresentada através do filme-prólogo “The Swimmer”, obra protagonizada por Burt Lancaster que encapsula vários elementos abordados pelo programa: a cinematografia do corpo na água, a fronteira líquida entre realidade e sonho, a água como portal da existência, ou a sua simbologia como espelho de aparências e privilégio.

 

 

Com curadoria da equipa do Batalha — Guilherme Blanc e Lídia Queirós, com apoio de Sofia Lemos Marques —, o programaa integra ainda obras de Charlie López, Miguel Gomes, Céline Sciamma, György Kovásznai, Jerzy Skolimowski, Stacy Peralta, Jean Vigo, Mervyn LeRoy, Jeamin Cha, Ingo Niermann e Alexa Karolinski, Bill Viola, Henri-Georges Clouzot, Andrés Ramírez Pulido, Leopoldo Torre Nilsson, Barbara Hammer e Barbara Klutinis, Jack Hazan, Tamar Guimarães, Anna Muylaert, Gunvor Nelson e Peter Greenaway.

 

No dia da abertura do ciclo, às 23h00, após a sessão de cinema, o Bar acolhe o live act “Splish Splash: Piscinas e Videoclipes”, com MVRIA e Lessa (Monster Jinx). Nesta festa, todas as músicas selecionadas serão acompanhadas dos respetivos videoclipes, que têm como elemento comum a piscina. A entrada é gratuita.

 

 

O ciclo inclui também duas sessões dirigidas a famílias: “O Homem da Câmara de Filmar” (7 de setembro, 15h15), de Buster Keaton e Edward Sedgwick, e “50 Metros Livres” (21 de setembro, 15h15), uma sessão de curtas-metragens centradas em piscinas e em temas como a competitividade, a angústia da busca pela perfeição e a superação.

Ver também
Notícias