03/04/2024

Nos dias 24 e 25 de abril, o centro da cidade enche-se de festa para comemorar os 50 anos do dia que mudou o país. A programação conta com concertos, um espetáculo de videomapping, atividades para as famílias e um momento de fogo de artifício. Tudo isto sem esquecer o habitual desfile da Liberdade pelas ruas da cidade, em articulação com a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de abril.

 

Na comemoração dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a Avenida dos Aliados e a Praça do General Humberto Delgado tornam-se os sítios centrais (e de passagem obrigatória) para a comemoração da Liberdade, a 24 e 25 de abril.

 

Na noite de 24 de abril, as cerimónias arrancam com um espetáculo de videomapping alusivo à data, com imagens que as diferentes gerações não podem (e não devem) esquecer. Este espetáculo, em colaboração com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a RTP, e que junta o fotógrafo Alfredo Cunha, o músico Rodrigo Leão e o artista plástico Vhils, irá decorrer a partir das 22h00.

 

 

Logo depois, às 22h15, a Avenida acolhe o concerto “Aliados à Liberdade”, um espetáculo comemorativo deste aniversário com a participação dos Canto Nono, das Vozes da Rádio e do Coral de Letras da Universidade do Porto. Neste momento, que se espera mágico, grandes temas da Liberdade – e que marcaram a Revolução – serão entoados em coro e cantados, com toda a força, pelo público que se deslocar até à Avenida dos Aliados.

 

 

Este concerto terminará com o cantar do Grândola Vila Morena e um espetáculo de fogo de artificio, à meia-noite, colorindo os céus da cidade com as mais diversas cores da liberdade.

 

Programa do 25 de abril

 

O feriado de 25 de abril contará, como habitualmente, com propostas para todas as idades. A manhã abre com os habituais jogos tradicionais e atividades para toda a família, a decorrer na Praça do General Humberto Delgado, a partir das 10h00.

 

Mas outro dos grandes momentos desta comemoração está agendado para a tarde do dia 25, com a homenagem aos resistentes antifascistas. Este momento simbólico irá ocorrer no Largo Soares dos Reis (junto à ex-sede da PIDE), a partir das 14h30, sucedendo-se, logo depois, o habitual Desfile da Liberdade.

 

 

Este desfile partirá do Largo Soares dos Reis e percorrerá a Avenida Rodrigues de Freitas, a Rua D. João IV, a Rua de Santo Ildefonso, a Rua de Passos Manuel, a Rua de Sá da Bandeira, a Praça D. João I, a Rua de Rodrigues Sampaio, terminando na Avenida dos Aliados.

 

Será precisamente na Avenida dos Aliados que começam os vários momentos comemorativos e evocativos dessa tarde.

 

A partir das 15h00, os Aliados assistirão ao concerto “Comemorar os 50 anos do Dia da Liberdade”. Neste concerto, que contará com direção musical de André Castro e participação de Marco Quaresma (guitarra portuguesa), Pedro Matos (viola), Sofia Beco (violino), Beatriz Cerqueira (violoncelo), Tiago Pacheco (trompete), Fernando Maia (bateria) e Leonardo Carvalho (xilofone), será interpretada uma seleção de vários temas musicais celebrizados por músicos, autores e cantautores como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Fernando Tordo, Paulo Carvalho, entre outros.

 

 

Logo depois, pelas 16h00, haverá a habitual intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril, e às 16h15 um concerto com o projeto Cara de Espelho.

 

Este grupo resulta do encontro de alguns dos nomes que marcaram a música portuguesa nos últimos anos, como os Deolinda, Ornatos Violeta, Gaiteiros de Lisboa, A Naifa, Humanos, entre outros.

 

O ponto de partida são as palavras e composições de Pedro da Silva Martins, às quais se associam as construções de instrumentos de Carlos Guerreiro, o baixo de Nuno Prata, as guitarras de Luís J Martins e as percussões de Sérgio Nascimento. A voz fica a cargo da inconfundível Maria Antónia Mendes, conhecida pelo projeto A Naifa.

 

 

Estas são as comemorações oficiais do Município do Porto para esta data, feitas em articulação com a Ágora e a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de abril.

 

Texto: José Reis

Fotos: Guilherme Costa Oliveira

Ver também
Notícias