A partir do último fim de semana de julho, vários espaços públicos do município recebem o ciclo itinerante programado pela Câmara do Porto e a Fundação Inatel.
Como é hábito nesta época, as noites amenas tiram filmes das salas e espalham-nos por praças, largos e jardins da cidade do Porto. Este ano serão 11 os sucessos de bilheteira exibidos ao ar livre pelo ciclo Cinema Fora do Sítio, nas sextas-feiras e sábados entre 26 de julho e 31 de agosto, sempre às 21h30 e com acesso gratuito.
A comemorar já 25 anos, a iniciativa volta a combinar géneros cinematográficos populares, dirigidos a públicos com diferentes gostos e de várias idades. Se as sextas têm uma oferta mais variada, os sábados são dedicados sobretudo às famílias, com filmes de animação dobrados em português.
Para celebrar o quarto de século do projeto, está programada para 26 de julho, na Alameda das Fontaínhas, uma sessão especial de homenagem ao realizador António-Pedro Vasconcelos, falecido este ano, com a reposição de “Jaime”, um dos seus filmes mais emblemáticos, rodado no Porto.
No primeiro fim de semana de agosto projetam-se duas sagas de grande êxito: “Furiosa: Uma Saga Mad Max” é exibido no dia 2 na Praça de D. João I e “O Panda do Kung Fu 4” pode ser visto a 3 no Largo da Estação, em Campanhã.
Seguem-se a 9 e 10 de agosto duas comédias, uma romântica, outra de ação animada: “Todos Menos Tu” será apresentada no jardim do Instituto Pernambuco Porto (localizado em frente ao Teatro do Campo Alegre) e “A Arca de Noé - A Aventura” nos Jardins do Palácio de Cristal.
No fim de semana seguinte, as telas viajam até à zona ocidental da cidade. Sexta-feira, 16, é tempo de cinema bélico no Jardim de Sobreiras, junto à Foz do Douro, com a exibição de “Guerra Civil”. E, no sábado, o Parque da Pasteleira acolhe nova sessão pensada para os espectadores infantis, “Dragonkeeper - Ping e o Dragão”.
A noite de 23 de agosto será de terror no Quartel de Monte Pedral, com a exibição de “Imaculada”, e a de 24 está reservada para o intergeracional “Garfield”, na Quinta do Covelo.
Para terminar, no dia 30 chega ao Largo do Amor de Perdição “Revolução (Sem) Sangue”, filme português lançado nos 50 anos da comemoração do 25 de Abril, e no dia seguinte podem assistir a “Gru – O Maldisposto 4”, no Jardim de Sarah Afonso.
Em cada sessão haverá 500 lugares sentados disponíveis, ocupados por ordem de chegada, a partir das 21h00. Em casa de haver condições climáticas adversas, as sessões poderão mudar de local.
O Cinema Fora do Sítio é uma iniciativa coorganizada pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, e a Fundação Inatel.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Andreia Merca (1) e Nuno Miguel Coelho (2 e 3)