No segundo sábado de dezembro, a rua recebe três oficinas artísticas, uma mostra musical e uma banda itinerante.
As celebrações natalícias chegam às zonas pedonais da Rua de Miguel Bombarda a 14 de dezembro, com animação programada pela Ágora entre as 15h00 e as 19h00.
Sob o mote “estar presente é um presente”, vai-se comemorar a quadra e promover o encontro e a troca de experiências entre os criadores e quem vive, trabalha e está de visita na cidade.
No cruzamento com a Rua da Boa Nova decorrerá uma oficina criativa de estamparia manual em tecido e criação de enfeites de Natal com carimbos, orientada pela designer e artista têxtil portuense Marta Afonso, do atelier Karaka. A atividade é aberta a todas as idades e não requer conhecimentos prévios.
Ali ao lado terá lugar a Feira do Vinil, CD, K7 e Outros Artefactos Sonoros promovida pela Wasser Bassin, editora independente sediada no Edifício do Artes em Partes. A mostra, que pretende “apresentar, estimular e apoiar o saber fazer local de desenvolvimento sustentável, interdisciplinar, multicultural e inovador”, será acompanhada por um DJ set do Wasser Bassin Soundsystem, com Luis Espinheira.
Na mesma área vai-se realizar ainda a oficina de criação de postais de Natal "desenhar através do recorte", dinamizada pela designer ilustradora por Mariana Bento (Malva). Para ajudar no desenvolvimento desta atividade, convidou outro nome conhecido do setor, Leonor Violeta, autora do cartaz desta edição especial de Natal (fonte de letra do Colonia Studio), que se juntará também ao convívio criativo.
Do outro lado da rua, na intersecção com Cedofeita, haverá a oficina de origami para crianças "mil tsurus e desejos de boa sorte", promovida por Ana Cancela, do espaço Kuri Kuri, dedicado à cultura japonesa. O workshop dirige-se a maiores de seis anos e será dividido em dois turnos: das 15h00 às 16h30 e das 17h00 às 18h30. A participação também é gratuita, mas requer inscrição: os interessados devem enviar nome e horário pretendido para anabarroscancela@gmail.com (até às 13h00 de 13 de dezembro).
A interligar as duas zonas pedonais estará a Cottas Club Jazz Band, um grupo musical que, de forma itinerante, vai espalhar a festa com o seu reportório jazzístico dos anos 1920 e 1930.
As Inaugurações Simultâneas regressam ao Quarteirão de Miguel Bombarda em 2025. Será a 18.ª edição do programa e tem o seu primeiro ciclo agendado para 25 de janeiro.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: CMP/Ágora e CCJB