De um total de 90 artistas/coletivos que participaram na edição deste ano, foram selecionadas 7 propostas que ocuparão os 14 painéis do Mural da Restauração. Os trabalhos podem ser apreciados nas próximas semanas.
A partir de meados de novembro, o Mural da Restauração terá um conjunto de novas intervenções no âmbito do Programa de Arte Urbana do Porto.
O concurso, que decorreu durante o mês de outubro, contou com a participação de 90 artistas e/ou coletivos, que apresentaram 108 projetos para intervencionar os diferentes módulos do espaço localizado na Rua da Restauração.
Dos trabalhos apresentados, o júri, composto este ano pelos artistas Alexandra Rafael, André Chiote e Hazul, selecionou os seguintes nomes:
Os trabalhos escolhidos obedeceram, como habitualmente, à regra de utilização de uma paleta comum, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural.
Nesta edição, as cores selecionadas foram o preto e o branco, tendo sido apresentadas várias escalas de cor que irão ganhar vida nesta estrutura nas próximas semanas.
Dinamizado desde 2014 pela empresa municipal Ágora, o Programa de Arte Urbana do Porto contribui para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado.
Texto: José Reis