26/11/2024

Nos dias 29 e 30 de novembro, a mostra de circo contemporâneo está de volta ao Teatro Municipal do Porto (TMP). A 7ª edição da iniciativa de programação da Erva Daninha estreia, nos palcos do Campo Alegre, três criações de artistas internacionais do circo contemporâneo.

 

Partindo da vontade de fomentar o desenvolvimento de novas criações e de propostas emergentes, a Mostra Estufa, coproduzida pelo TMP, surge como um espaço propício à investigação e experimentação artística.

 

Esta edição convida o público a observar este espaço ao fazer um circuito pelo Campo Alegre, percorrendo três locais do teatro e sendo apresentado um espetáculo diferente em cada um.

 

A Sala-Estúdio assinala a primeira paragem, com “Cafelina, da artista argentina Merlina.

 

 

Esta é uma exploração através de formas, máscaras e acrobacias dançantes que, com o movimento, pintam numa tela branca um “poema escrito com imagens de café”. Em “Cafelina”, a intérprete age como o próprio moinho de café, numa obra marcadamente multidisciplinar.

 

O segundo momento ocorre no Café Teatro, onde os malabaristas Felipe Contreras e Miguel Brás propõem a observação dos desafios, da beleza e da incomparável “agitação” que surge “quando dois seres revelam as suas almas únicas e decidem partilhá-las”, através de “Quem anda ao sol”.

 

Cirque Lambda encerra o circuito no Palco do Auditório, com “Chapitre 2: ainsi rugissent les fleurs [Assim rugem as flores]”. Esta obra examina o absurdo dos rótulos sociais e das suas limitações, procurando “libertar as nossas memórias” e “imaginar um mundo que nos pertence”.

 

A Mostra Estufa é apresentada nos dias 29 e 30 de novembro, às 19h30, no Teatro Campo Alegre.

 

Toda a programação do Teatro Municipal do Porto, disponível em https://www.teatromunicipaldoporto.pt/

Ver também
Notícias