A 36.ª edição do encontro, que se realiza este fim de semana no Complexo de Piscinas de Campanhã, é a última oportunidade para obtenção de tempos mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A prova portuense é também a derradeira hipótese de apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores.
Este sábado e domingo, vão estar em competição no Meeting Internacional do Porto 265 nadadores (151 masculinos e 114 femininos), em representação de 38 equipas, oriundos do nosso país, de Angola, Quénia, Porto Rico, Santa Lúcia e Kuwait, todos em busca de uma vaga nas próximas Olimpíadas.
Até ao momento, Alexis Santos, José Paulo Lopes, Tamila Holub, Diana Durães, Gabriel Lopes e Ana Catarina Monteiro são os portugueses detentores do “passaporte” para Tóquio. João Costa (Vitória Sport Clube), Rafaela Azevedo (Sport Algés e Dafundo), Francisco Santos e Francisco Quintas (Sporting) são alguns dos nadadores que aspiram ainda obter marcas que deem acesso a Tóquio.
Em paralelo, as provas no Complexo de Piscinas de Campanhã contarão também de classificação para o próximo Campeonato da Europa de Juniores, a disputar em Roma de 6 a 11 de julho. Por isso, participam no meeting também as seleções de juniores de Portugal e Espanha.
Em ambos dos dias, as eliminatórias têm início às 09h30 e as finais estão marcadas para as 16h30. Todas as normas definidas no protocolo de higiene e segurança serão cumpridas e não haverá presença de público. Em alternativa, poderão acompanhar a transmissão do evento em direto na páginas de Facebook da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e do jornal online Globalnews.
O Meeting Internacional do Porto é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com a Câmara do Porto (através da Ágora) e o FC Porto, e com o apoio da Junta de Freguesia de Campanhã.