A Liga Pro Skate voltou às escolas da cidade na última semana, para ações de formação e sensibilização deste desporto. Uma iniciativa que juntou, mais uma vez, a Federação Portuguesa de Patinagem, a Divisão Municipal de Educação da Câmara do Porto e a Ágora.
Nem a chuva repentina afastou o entusiasmo dos mais pequenos por experimentarem um desporto novo para todos eles. Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, o 2º ano da Escola Básica do Conservatório de Música do Porto dedicou largos minutos a descobrir os segredos do skate, com dicas concretas sobre como ser a próxima estrela das quatro rodas.
Aos poucos, há que saber colocar o capacete, perceber quais as melhores técnicas para manter o equilíbrio em cima da prancha e… deixar-se ir ao ritmo do skate, sem ter muito medo.
Entre os mais destemidos e os mais receosos, há sempre os mais atentos e aqueles que, apesar da aventura, não dispensam uma “mão amiga” na hora de seguir em frente.
A Liga Pro Skate nas Escolas acontece anualmente nos estabelecimentos do concelho e resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Patinagem, a Divisão Municipal de Educação da Câmara do Porto e a empresa municipal Ágora.
Pretende sensibilizar os mais novos para a prática desportiva, em especial para o skate, com ações que visam revelar mais detalhes sobre a prática desta modalidade. Para o efeito, os monitores levam o material necessário e promovem a partilha de conhecimentos individuais e coletivos, proporcionando momentos que os mais novos levarão na memória.
Os mais novos esperam ansiosamente por estes dias, dizem as docentes. Com toda esta euforia, o importante mesmo não é ser o melhor; é ter os conhecimentos suficientes para, no final do dia, voltar a subir para a prancha “sem mãos” e… não cair.
Fotos: Rui Meireles