Já está disponível “Que Horas São Que Horas: Uma Galeria de Histórias”, a publicação que dá continuidade à exposição apresentada entre 2020 e 2021 na Galeria Municipal do Porto.
Com curadoria de José Maia, Paula Parente Pinto e Paulo Mendes, o projeto comissariado por Guilherme Blanc pretendeu revisitar o circuito artístico da cidade do Porto entre os anos 40 e a contemporaneidade, através de uma reflexão sobre espaços culturais, artistas e públicos.
O espaço encheu-se de um vasto arquivo documental, como fotografias, revistas e panfletos de arte, vídeos de inaugurações, performances e obras de arte.
Envolto numa cenografia feita de caixas de transporte, estantes de arquivo e outro equipamento técnico, o espectador foi convidado a entrar numa cápsula do tempo, permitindo a descoberta de exposições passadas, artistas e galerias.
Este projeto foi agora materializado em livro, percorrendo a história de mais de trinta espaços entre 1945 e 2010. Conta com os contributos de Adelaide Duarte, Aida Castro, Fátima Lambert, Laura Castro, Sandra Vieira Jürgens, Sobral Centeno e Sónia Moura, para além dos curadores, e ainda um inquérito feito às galerias portuenses, dando lugar à partilha, na primeira pessoa, das histórias e experiências de cada projeto. O design ficou a cargo de Rui Silva.
A publicação já pode ser adquirida no balcão da Galeria, ou através do website, em www.galeriamunicipaldoporto.pt.