18/10/2024

No dia 26 de outubro, o artista apresenta a sua primeira exposição individual em grande escala na cidade do Porto, com curadoria de João Laia.

 

Pensada para o piso zero da Galeria Municipal, “Superfície Desordem” transforma o espaço num ambiente imersivo controlado por Inteligência Artificial, definido por luz, som e elementos escultóricos.

 

O cenário operático aborda as tensões contemporâneas decorrentes da relação entre humanos e máquinas, o contínuo colapso ecológico e a omnipresença do capital, materializado em fluxos de energia apocalípticos.

 

Jonathan Uliel Saldanha vive no Porto e é uma figura central na cena artística portuguesa, na música exploratória e na performance. Trabalha como construtor sónico e cénico, na interseção de som, gesto, voz, palco e filme, operando elementos de pré linguagem, coros ressonantes, percussão cíclica, sistemas cibernéticos, entre muitos outros.

 

 

A exposição inaugura no sábado, 26 de outubro, a partir das 18h00, em simultâneo com outros dois projetos expositivos: “Febre da Selva Elétrica”, de Vivian Caccuri, e “assim no céu como na terra”, de Rita Caldo.

 

As três exposições podem ser visitadas de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada gratuita.

Ver também
Notícias