No próximo sábado, 2 de novembro, às 17h00, o auditório do Grupo Musical de Miragaia volta a dar palco a “Memoratório… Miragaia foi à guerra”, um projeto de residência, integrado no Cultura em Expansão, desenvolvido pela antropóloga Maria José Lobo Antunes em colaboração com a Confederação.
Tendo como ponto de partida as memórias e arquivos fotográficos de um grupo de homens que habitam ou habitaram Miragaia, de onde partiram para combater em Angola, Guiné e Moçambique, entre 1961 e 1974, “Miragaia foi à guerra” organizou um primeiro momento, em 2023, em que o público pode ouvir, na primeira pessoa, algumas histórias guardadas por décadas.
O projeto chega agora ao fim, com o lançamento do Caderno: Miragaia foi à guerra e a estreia de “Memoratório… Miragaia foi à guerra”, um conjunto de “photo-conversas”, a partir dos espólios fotográficos e fílmicos daqueles que ao longo de dois intensos anos fizeram parte deste trabalho de investigação.
A entrada na sessão é gratuita, mediante levantamento de bilhete no dia e local, a partir das 16h00. Mais informações em www.culturaemexpansao.pt.
Fotos: Renato Cruz Santos