No próximo dia 28 de setembro, a Galeria Municipal do Porto e a sua envolvente nos Jardins do Palácio de Cristal serão palco de um dia dedicado à arte em movimento, naquela que é a primeira edição de Fogo Fátuo.
Através de propostas que vão de apresentações acústicas mais intimistas a projetos audiovisuais imersivos, o público é convidado descobrir múltiplas práticas artísticas em torno do som, num evento que se irá desenrolar em diferentes tempos e intensidades.
Propondo o cruzamento de linguagens folk com expressões contemporâneas e dando espaço a ritmos ligados à cultura clubbing e a explorações sonoras psicadélicas e transcendentais, o alinhamento de Fogo Fátuo é composto por artistas e coletivos de diferentes geografias.
A tarde começa com a atuação da dupla francesa Les Chanteurs d’Oiseaux, nos Jardins do Palácio de Cristal, às 16h30. Segue-se o artista espanhol Fito Conesa em colaboração com um trio de cordas da Casa da Música (Vitor Vieira no violino, Trevor Mctait na viola e Filipe Quaresma no violoncelo), também nos Jardins do Palácio de Cristal, às 16h50.
Já no Terreiro da Galeria, às 17h30, Pedro Lima, Martim Sousa Tavares e a Banda Sinfónica Portuguesa apresentam “DANCE SUITE”; e no interior, às 18h15, será projetado o trabalho “Dedicated to the Youth of the World II”, da dupla ucraniana Yarema Malashchuk & Roman Khimei, a que se seguirá a performance “HIGHER xtn.”, do italiano Michele Rizzo, com a participação de cinco bailarinos.
A marcar a hora de jantar, às 19h05, o artista e chef brasileiro Caique Tizzi apresenta “Hortifruti Raio-que-o-Parta”, uma instalação comestível, realizada numa colaboração com o projeto Fruta Feia. Para a noite, estão reservadas mais atuações, na Concha Acústica: XEXA (20h15), A lake by the mõõn (20h50), Deena Abdelwahed (21h45) e Nídia (22h55).
À semelhança de todas as atividades da Galeria Municipal do Porto, a entrada é Fogo Fátuo é gratuita. Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.