07/10/2024

O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) está de volta entre 11 e 20 de outubro, assinalando os 35 anos desta celebração das formas animadas. Das 14 companhias nacionais e internacionais que ocuparão os palcos do Porto e Matosinhos, nove serão acolhidas no TMP.

Existir. Resistir! Desistir… — eis o mote do FIMP’24, que, segundo o Diretor Artístico do Festival, Igor Gandra, revela as chaves essenciais para “decifrar o programa desta edição”, o qual descreve como “particularmente desafiante”.

 

 

Da programação a apresentar no TMP, destaca-se o espetáculo da artista Ainhoa Vidal que, após Lilliput (2020) e Oceano (2023), retorna ao Teatro Campo Alegre para estrear Aruna e a arte de bordar inícios. Esta obra parte da ideia da catástrofe natural, utilizando teatro de som e outras ferramentas para propor uma reflexão sobre recomeço e reconstrução. A apresentação integra o programa para a comunidade escolar, tendo sessões para o público geral nos dias 12 e 13 às 16h.

 

 

Na mesma data, o Rivoli dará, pela primeira vez, as boas-vindas a Kim Noble, comediante britânico que se definiu como artista de culto, caracterizando-se pelo seu humor absurdista. Igor Gandra incentiva o público a “vir preparado” para  Lullaby for Scavengers, peça que será falada em inglês, e na qual sobressai o estilo provocador e desconcertante de Noble.

 

 

Outra estreia nacional, In Many Hands de Kate McIntosh, que tem sido “coletivamente desejada” pela direção artística do FIMP e do TMP há muito tempo, declara Gandra em conferência de imprensa na passada terça-feira, dia 17. Esta representa a segunda colaboração de Kate McIntosh com o TMP, após a apresentação, em maio, da sua criação Lake Life, no DDD – Festival Dias da Dança. Desta vez, a artista traz-nos um clássico de dimensão internacional, que tem recebido particular distinção entre os seus trabalhos de exploração multissensorial. O público é convidado a participar, através da interação e relação com objetos. In Many Hands encerra o festival nos dias 19 e 20 de outubro, no Auditório do Campo Alegre.

 

No âmbito desta obra, Kate McIntosh orientará também um workshop, Audience guidance, agency & bewilderment, que analisa espetáculos imersivos e os modos de envolver fisicamente as audiências. A masterclasse é gratuita, mediante inscrição prévia no site do FIMP.

 

 

Além destes destaques, passarão pelos palcos do TMP a masterclasse de Raquel Silva, Pensée Visible, bem como os espetáculos Jardineiro Imaginário, Arquivo Zombie: o arquivo morto-vivo do Teatro de Ferro(a reanimar a peça Gigantes e com entrada livre), Capital Canibal, Palomar, Prometeu, e ainda Sangue, Suor e Picos.

O Festival Internacional de Marionetas do Porto regressa de 11 a 20 de outubro e os bilhetes para todos os espetáculos apresentados no TMP estão disponíveis nas bilheteiras do Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e em tmp.bol.pt

 

Fotos: DR

Ver também
Notícias