14/04/2025

Com o DDD – Festival Dias da Dança regressam também os workshops ao CAMPUS Paulo Cunha e Silva, destinados a profissionais e estudantes de nível avançado de artes performativas. De 23 de abril a 3 de maio, são diversas as práticas orientadas: do flamenco, à salsa, passando pelo kuduro, afro-house e danças tradicionais moçambicanas.

 

Na abertura do festival, a coreógrafa Aina Alegre irá orientar o workshop “Imagination and rhythm as a medium of invocation”, onde irá partilhar algumas das ideias exploradas em “FUGACES”, inspirado em Carmen Amaya, uma figura do flamenco que se tornou na força motriz deste trabalho.

 

Serão trabalhadas diferentes qualidades e sequências de movimento, partindo de vídeos de arquivo de Amaya. O workshop será orientado em inglês e acontece nos dias 23 e 24 de abril, das 11h00 às 13h00.

 

Às 14h00, nos dias 24 e 25 de abril, Selma Mylene irá orientar um workshop, em português, que tem como objetivo transmitir noções e bases de movimento referentes ao afro-house e kuduro, bem como abordar toda a musicalidade, criatividade e história de movimentos dentro destes estilos.

 

 

A segunda semana de festival no CAMPUS PCS arranca com workshops de Cristian Duarte e de Justin Talplacido Shoulder.

 

Cristian Duarte orienta Dramaturgia Tátil, nos dias 28 e 29, das 11h00 às 13h00. Nos mesmos dias, mas das 14h00 às 16h00, Shoulder orienta “Creature Lab”, onde apresenta algumas das suas metodologias de conceção concetual e performativa, num formato teórico-prático.

 

Nos dias 29 e 30 de abril, a salsa chega ao Estúdio 4 do CAMPUS PCS. Camilo Mejía Cortes orienta “CUERPOS MANGLAR”, um workshop que através de formas de dança populares como a salsa, particularmente a salsa de Cali e outras variações contemporâneas, explora múltiplas identidades.

 

 

Nos dias 30 de abril e 1 de maio, Ídio Chichava estará no CAMPUS PCS com “Uploading the Rhythm”, que explora elementos como energia, repetição e ritmo — fundamentos base de diversas danças tradicionais moçambicanas, como Makwaela, Xigubo e Mapiko.

 

Eisa Jocscon & Venuri Perera exploram a vassoura como eixo central que liga os arquétipos da bruxa e da empregada doméstica, no dia 2 de maio, das 14h00 às 16h00. Em “Magic Maids: Broomology 101”, será explorado o poder da intenção através do movimento e da expressão coletiva.

 

O último workshop desta edição será orientado pelos coreógrafos e diretores da companhia KOR’SIA, Mattia Russo e Antonio de Rosa. Partindo de “MONT VENTOUX”, este workshop irá explorar a memória corporal, os limites físicos e novas formas de expressão através de exercícios guiados e improvisações.

 

Bilhetes para os workshops e mais informações em festivalddd.com.

Ver também
Notícias
Aceitar tudo Rejeitar tudo
Guardar escolhas Cancelar