07/10/2024

Os próximos dias do programa municipal Cultura em Expansão são dedicados à música. O primeiro espetáculo terá lugar na Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva, na sexta-feira, 11 de outubro, às 21h30, e marca o regresso da cantora-performer espanhola Fátima Miranda a Portugal. Nome maior do experimentalismo vocal, deste a década de 1980, Fátima Miranda tem vindo a investigar a voz experimental e a música vocal das culturas tradicionais.

 

Evitando estereótipos confortáveis, combina técnicas vocais orientais e ocidentais, bem como a sua própria invenção, concebendo a voz como um instrumento de sopro e percussão instalado no seu próprio corpo. Com um registo de mais de quatro oitavas que coloca ao serviço da criação, da arte vocal e de toda uma linguagem musical própria em que se esbatem as fronteiras entre o canto, a poesia, o teatro, a composição, a improvisação e a performance, nos seus concertos transporta-nos até às profundezas.

 

 

Ao Porto, chega-nos a convite da Sonoscopia, com Living Room Room, projeto que desenvolve desde 2016, a partir do qual cria concertos a capella, à medida para espaços do quotidiano, públicos ou privados, em interação com o público e com a arquitetura e acústica de cada local. À semelhança dos outros espetáculos do Cultura em Expansão, a entrada no concerto é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa), no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início.

 

 

No dia seguinte, sábado, 12 de outubro, às 11h, a proposta recai em mais uma sessão de Escuta Ativa, promovida pelo Visões Úteis em colaboração com a Fonoteca Municipal do Porto, no âmbito do projeto TOQUE. Desta feita, o público é convidado a ir até à a Adega Típica A Viela, para escutar a escolha musical da gestora do espaço e anfitriã: Rosa Meireles. Cozinheira, comunista, benfiquista, cantora de fado e contadora de histórias, Rosa Meireles foi condecorada pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Grande Mérito de Ouro.

 

Na Adega Típica A Viela, tem recebido as mais altas figuras públicas da política nacional. Tendo como ponto de partida um disco da coleção da Fonoteca Municipal, nesta sessão é convidada a partilhar com o público a sua audição, assim como histórias e experiências pessoais e profissionais, onde a música tem sempre lugar. A entrada é livre.

Mais informações em www.culturaemexpansao.pt.

 

 

Ver também
Notícias