Na próxima quarta-feira, 18 de janeiro, às 19h00, o Galeria Energia apresenta mais uma sessão no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, desta vez a partir do maior Laboratório de Investigação Nuclear do Mundo.
Concebendo a arte como uma prática impulsionada pelo conhecimento que, a par da ciência, contribui para a sociedade e é um pilar da cultura contemporânea, o programa Arts at CERN fomenta a investigação, a produção e a partilha de disciplinas criativas para abordar a forma como as grandes questões sobre o nosso universo são exploradas pela ciência.
Nesta conversa, com o título "Vibrações Cósmicas – Da Física às Artes no Cern”, Nicole L'Huiler e Mónica Bello, discutem as formas em que a arte e a ciência se desafiam e interrogam mutuamente.
Curadora e historiadora de arte, Mónica Bello dirige o Arts at CERN, em Genebra, promovendo residências artísticas, comissões de arte e exposições. Bello é também curadora do Pavilhão da Islândia na Bienal de Veneza de 2022.
A artista Nicole L'Huillier trabalha com som, vibrações, ressonâncias, e múltiplas transduções para explorar a performatividade da micro à dimensão cósmica. Participou no programa Simetria, que lhe permitiu uma residência no CERN e nos observatórios astronómicos do Sul do Chile, ALMA e Paranal.
Aconselha-se a inscrição gratuita nas atividades através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt. Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt