A próxima Escuta Ativa da Fonoteca Municipal do Porto acontece neste sábado, dia 30 de novembro, às 11h00, e tem como convidada Paula Vieira, uma das fundadoras das Damas Rock, a primeira banda de rock feminino em Portugal.
Nesta que é a penúltima sessão do ano, propõe-se uma revisita à curta, mas intensa, discografia das Damas Rock, bem como a algumas das influências musicais da anfitriã, como Tubes, Stranglers ou Suzy Quatro.
As artes, e sobretudo a música, sempre foram a grande paixão de Paula Vieira. Aos 16 anos, com a explosão de novas bandas em Portugal, compôs as suas primeiras músicas e, juntamente com Belinha, Fifi e Mitó, formou as Damas Rock. Entre 1981 e 1982, a banda gravou dois singles com músicas da sua autoria e letras de Fifi (Felícia Cabrita), com a antiga Polygram.
Já em 1992, Paula Vieira começou a trabalhar no semanário Expresso como tradutora e, posteriormente, foi diretora de marketing e publicidade do jornal Blitz e do núcleo de área jovem do grupo Impresa até ao ano de 2009. Nos últimos anos tem-se dedicado à formação holística.
Mestre de Reiki, terapeuta multidimensional, taróloga e professora, afirma que hoje “a música continua presente na sua vida, não só nas batidas do rock, mas também na frequência da cura da terapia do som”.
Quase a terminar o ano, para além das habituais Horas de Ponta – todas as quartas-feiras, entre as 18h00 e as 19h00 –, a Fonoteca Municipal do Porto organiza ainda, no dia 7 de dezembro, uma nova sessão de Escuta Ativa, desta feita seguida de um showcase do músico convidado: Rodrigo Vaiapraia.
A entrada em todas as atividades da Fonoteca Municipal do Porto é gratuita.