28/03/2025

Com a entrada de um novo mês, a Fonoteca Municipal do Porto apresenta mais um conjunto de temas para as suas já habituais Horas de Ponta, às quartas feiras, e um novo convidado para a Escuta Ativa de abril. 

 

As atividades começam a 2 de abril, com a primeira Hora de Ponta que terá como tema “1985”, num convite ao público para conhecer alguns dos discos da coleção, lançados nesse ano, que ficará para sempre recordado como o ano do Live Aid, mas que também ficou marcado por muitos outros pontos altos na música nacional e internacional.

 

Já na quarta-feira seguinte, a 9 de abril, o tema da Hora de Ponta será “Itália”, numa viagem àquele que é considerado um dos países mais importantes para a história da música ocidental.

 

 

Na mesma semana, no sábado, 12 de abril, a Fonoteca Municipal do Porto volta a juntar-se ao programa público da Galeria Municipal do Porto, com uma sessão especial de Escuta Ativa, no âmbito da exposição “Forma Primeira”, de Francisco Pedro Oliveira, que terá como convidado o padre e escultor João Sarmento.

 

A 16 de abril, a Hora de Ponta regressa a Portugal, com uma sessão dedicada a “Bandas Sonoras Portuguesas”, numa compilação de referências que marcaram gerações, das séries televisivas aos programas de entretenimento, sem esquecer o cinema.

 

 

Com as celebrações do 25 de Abril à porta, a 23 de abril, tal como vem sendo costume, a Fonoteca toca a Revolução, dando a escutar canções que significam parte da memória do momento mais marcante do século XX português.

 

 

Para terminar o mês, a 30 de abril, o espaço celebra o Dia Internacional do Jazz, propondo uma hora entre a melodia e improvisação, onde haverá espaço para alguns dos clássicos que revolucionaram este género musical, mas também para expressões que definiram a especificidade da sonoridade portuguesa.

 

A entrada em todas as atividades da Fonoteca Municipal é gratuita. Mais informações em https://fonoteca.cm-porto.pt/.

Ver também
Notícias