16/06/2023

“Trengos” somos todos, de 27 de junho a 2 de julho. O festival de circo do Porto (o Trengo) regressa para uma nova edição, com espetáculos e atividades para toda a família, com apresentações no Parque do Covelo, Praça D. João I, Rivoli e Coliseu Porto Ageas.

 

A 8.ª edição do Trengo – Festival de Circo do Porto conta, neste ano, com 22 apresentações de 11 espetáculos que chegam de França, Itália, Espanha, Suécia, Brasil e Senegal, para além de Portugal.

 

Um dos maiores destaques vai para a estreia nacional de “Ancrage”, com direção artística do senegalês Modou Fata Touré, que contará com apresentações no Rivoli, nos dias 30 de junho e 1 de julho – e segue depois para Viseu, para uma apresentação no Teatro Viriato, a 2 de julho.

 

 

Nota no programa para dois espetáculos em estreia absoluta, que resultam de coproduções estabelecidas com o festival: “Livre”, espetáculo do INAC que será apresentado, ao ar livre, a 30 de junho, no Parque do Covelo; e “Baraka”, uma proposta apresentada por Alexandre Duarte, artista português a viver em Itália, que será acompanhado pela Salgari Records. Será apresentado nos dias 1 e 2 de julho, no Parque do Covelo.

 

 

O programa é feito para todos, mas aqueles que têm formação na área têm uma componente especial: o Extra Trengo contempla formação avançada na área do novo circo, destinada a estudantes e profissionais de circo, que decorre de 19 a 23 de junho no CCC – Clube de Circo Contemporâneo.

 

Há ainda tempo para um espetáculo feito a várias mãos: a 26 de junho, o Centro Educativo Santo António, terá lugar o projeto “Q-Circo”, feito em colaboração com os jovens do Centro de Reabilitação da Areosa, que é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, em parceria com o Centro Social de Soutelo e a Solsal – Fundação Salesianos Porto.

 

 

Os mais novos encontrarão ainda oficinas para fazer com os pais – e com mais crianças da mesma idade. As “Oficinas Trenguinhos” decorrem a 1 e 2 de julho e são destinados a maiores de 6 anos. A inscrição e frequência destes momentos é totalmente gratuita.

 

Destaque ainda para o regresso da “Bolsa Trengo”, que apoia a criação de projetos emergentes de circo, e que neste ano irá contribuir para “Ária”, novo espetáculo da companhia Nordestiny’s.

 

A programação completa de mais uma edição do Festival Trengo está disponível aqui.

 

Ver também
Notícias