13/12/2024

Nos dias 14 e 15 de dezembro, o programa municipal Cultura em Expansão diz adeus ao ano de programação em que assinalou uma década de existência.  

 

O fim de semana começa com um concerto especial resultante do trabalho desenvolvido entre o Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota e Rita Campos Costa, artista, mentora, coordenadora artística e pedagógica do Frenesim e uma das vozes das Sopa de Pedra.  

 

Terceiro ato do projeto “Enxerto”, com direção artística da cooperativa cultural Frenesim, esta última atuação será, nas palavras de Rita “um espetáculo feito de testemunhos de vida, de dores de alma e de crescimento; de clássicos da música portuguesa que vão de boca em boca; do que não deixámos de dizer, através da escrita de novas letras; de músicas de embalar com que adormecemos os nossos filhos e netos; de nuvens de voz que se sobrepõem em camadas infinitas”.

 

 

A atuação terá lugar na Igreja de São José das Taipas, no sábado, 14 de dezembro, às 19h00.  


Segue-se, no mesmo dia, às 21h30, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, a estreia do documentário “Entre o visível e o indizível”, do ator e cineasta Eduardo Breda. 

 

Centrado no trabalho da companhia da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Era uma vez… Teatro, este documentário resulta de um desafio lançado pelo Visões Úteis no sentido de criar um lugar de maior visibilidade a este grupo, nascido há 27 anos, com um propósito claro: “fazer do teatro um espaço de inclusão verdadeira e transformador”.  

 

Já no domingo, 15 de dezembro, às 19h00, o Cultura em Expansão apresenta mais uma publicação promovida pela Confederação, desta vez em torno da lenda de Miragaia e com coordenação de Rui Manuel Amaral.  

 

 

Reescrita por poetas, prosadores e cronistas, e estudada por sociólogos, antropólogos, historiadores e literatos, a lenda de Miragaia é uma das histórias mais importantes da literatura tradicional portuguesa a Lenda de Miragaia.

 

Este Caderno “tenta ilustrar todas essas áreas em que a lenda se foi expressando e se foi fixando”, como nos conta Rui Manuel Amaral, congregando diferentes contributos escritos e gráficos, resultantes de um trabalho de residência desenvolvido ao longo deste ano.  

 

Na exibição do documentário “Entre o visível e o indizível” e na apresentação do “Caderno: Lenda de Miragaya” será também distribuída a publicação final do projeto Poesia em Expansão.

 

Desenvolvido pela Poetria em parceria com o Espaço Raiz, esta publicação é uma compilação dos poemas escritos pelos jovens participantes, ao longo de três meses, sob orientação de poetas da Fresca – a nova editora da Poetria.  

 

Todos os espetáculos têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início.

 

Mais informações em www.culturaemexpansao.pt.  

Ver também
Notícias