A competição nacional da modalidade paralímpica traz ao recinto do Futebol Clube do Porto quatro partidas no próximo sábado.
É já a 30 de novembro que a Dragão Arena acolhe a segunda das cinco jornadas da Liga Portugal OZ Energia, prova do principal escalão de goalball no país. O momento alto do dia será o encontro entre a equipa da casa e o Sporting Clube de Portugal, marcado para as 16h10, mas a emoção começará logo de manhã.
O primeiro dos quatro jogos agendados tem início às 11h30 e opõe Castêlo da Maia e Sporting. Segue-se o campeão nacional Futebol Clube do Porto contra o Clube Atlético e Cultural, às 12h40, e o ACAPO Lisboa frente ao Castêlo da Maia às 15h00, antes do jogo grande.
Na ronda inaugural, disputada a 19 de outubro no Pavilhão da Escola Carlos Paredes, na Povoa de Santo Adrião (Odivelas), os leões venceram duas partidas, somando por isso seis pontos, enquanto os dragões arrecadaram apenas três, já que apenas disputaram um encontro.
A temporada 24/25 é a segunda da prova com esta designação, tendo a primeira sido vencida pelo Futebol Clube do Porto (no ano passado, os portistas conquistaram também a Supertaça, enquanto o Sporting ficou com a Taça de Portugal). Antes, ainda com o nome de Campeonato Nacional de Goalball, os leões somaram cinco títulos, mais um do que o Clube Atlético e Cultural, enquanto Futebol Clube do Porto e União dos Cegos e Âmbliopes do Seixal alcançaram um troféu cada.
Para quem não está familiarizado com o goalball, recordamos que a modalidade se dirige a atletas com diferentes graus de deficiência visual. Todos usam pensos oftalmológicos e vendas para garantir que competem em pé de igualdade. E é através do tato que têm a perceção espacial do campo, cujas linhas estão marcadas com fio de sisal e fita.
A audição é outro dos recursos fundamentais para os jogadores, daí que se peça silêncio no recinto durante as partidas. O público pode, claro, aplaudir os golos das equipas, que ao contrário do que acontece na maioria dos desportos misturam atletas femininas e masculinos (três titulares e três suplentes).
O campeonato português desta disciplina, dirigido pela Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual passou, passou em 2022 pelo Pavilhão Municipal do Lagarteiro.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: FC Porto e CMP/Ágora